MIS-PR inaugura museu satélite em Tunas do Paraná e descentraliza patrimônio cultural

19/06/2026
O Museu da Imagem e do Som do Paraná inaugurou, nesta quinta-feira, o primeiro satélite no município de Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba. A inauguração integra o projeto Museus Satélites, política pública inédita do Governo do Estado que leva unidades dos museus estaduais com os respectivos acervos para diferentes regiões paranaenses. Esta foi a quinta entrega de oito unidades que serão inauguradas até o começo de julho. A inauguração amplia o acesso a um dos maiores acervos culturais do país, até então concentrado na Capital. A partir deste ano, esse patrimônio passa a circular e a se enraizar em diferentes territórios, se aproximando da população e fortalecendo a relação entre cultura, identidade e pertencimento em todo o Estado. O MIS em Tunas do Paraná recebeu a exposição “Objetos da Memória: Tecnologias do Olhar e do Ouvir”, que representa um recorte do acervo tridimensional do museu com objetos que foram fundamentais para a história da fotografia, do som e do audiovisual no século XX. A mostra propõe uma reflexão sobre como a experiência de ver e ouvir foi moldada por meio de tecnologias que, hoje obsoletas, foram essenciais para a constituição da cultura visual e sonora no Brasil e no Paraná. (Repórter: Victor Luís)