Maior volume de fertilizante é descarregado de um único navio no Porto de Paranaguá

18/01/2023
O Porto de Paranaguá recebe a maior carga de fertilizante da história. No píer exclusivo para os adubos, 73.310 toneladas de sulfato de amônio são descarregadas desde a última sexta-feira. A previsão é que a operação, que depende das condições climáticas, esteja concluída até esta quinta. Segundo o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, antes deste, a maior carga de fertilizante recebida tinha sido com o navio Lord Byron, em julho do ano passado, quando foram descarregadas 64.777 toneladas de fertilizantes à base de nitrogênio e fósforo. // SONORA LUIZ TEIXEIRA DA SILVA JÚNIOR //

O navio Red Marlin está atracado no berço externo do píer operado pela Fospar. A embarcação tem 229 metros de comprimento e capacidade para carregar até 85 mil toneladas de granéis. A carga veio do porto chinês de Tianjin, exportada pela empresa Yunnan, representada no Brasil pela Fertibroker. Os portos paranaenses são as principais portas de entrada dos fertilizantes no Brasil. Em 2022 foram importadas quase 10 milhões de toneladas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. O volume representa 27% de tudo o que o país recebe em adubos. Além do píer privado da Fospar, com dois berços exclusivos, no Porto de Paranaguá são três berços preferenciais para os navios carregados de granéis sólidos de exportação. A capacidade de armazenagem nos portos do Paraná é de mais de três milhões de toneladas. (Repórter: Gustavo Vaz)