Missão do Paraná na Itália busca cooperação científica e internacionalização do ensino superior

23/06/2026
Representantes do Governo do Paraná cumprem nesta semana uma missão internacional na Itália para ampliar parcerias e fortalecer a internacionalização da ciência, da tecnologia e do ensino superior do Estado. A comitiva é formada por integrantes da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação Araucária. A agenda começou em Trieste, no Nordeste da Itália, com visitas ao Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia, referência mundial na área. Durante a passagem pela cidade, os representantes paranaenses também visitam instituições reconhecidas internacionalmente nas áreas de física, ciência dos materiais, neurociências e pesquisa interdisciplinar. O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou a importância da missão. // SONORA ALDO BONA //

O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, reforçou que o objetivo é aproximar a produção científica do Paraná dos principais centros de pesquisa do mundo. // SONORA RAMIRO WAHRHAFTIG //

A programação segue nesta quarta-feira com uma visita ao Centro Internacional de Física Teórica, instituição ligada à Unesco e à Agência Internacional de Energia Atômica. Já na quinta-feira, a delegação estará em Palermo, na Sicília, para conhecer o Centro Nacional para o Futuro da Biodiversidade, uma das principais referências italianas em pesquisas ambientais. A expectativa é ampliar oportunidades de cooperação internacional em áreas como biotecnologia, sustentabilidade, conservação ambiental e formação de pesquisadores. (Repórter: Gabriel Ramos)