Missão nos EUA: Estado apresenta Nova Ferroeste a investidores americanos
08/05/2023
O coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, apresentou nesta segunda-feira o projeto da Nova Ferroeste a investidores que operam no mercado norte-americano. O objetivo da agenda, que é parte da missão liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, é apresentar a sustentabilidade e a viabilidade do corredor ferroviário de mil e 500 quilômetros entre Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e o Porto de Paranaguá. O primeiro encontro foi com a Kirkoswald Asset Management, empresa sediada em Nova York especializada em gestão de ativos. Ela oferece a investidores serviços de gerenciamento personalizados, aplicados em pesquisas de oportunidade e potencial de crescimento, além de gestão de riscos e alto conhecimento dos desafios do mercado. A segunda foi com a XP Investimentos, que pode ajudar a divulgar o empreendimento como verde e sustentável. A Nova Ferroeste é o maior projeto de infraestrutura sustentável do Brasil, uma solução nacional capaz de reduzir em até 30% o chamado "custo Brasil" nos estados por onde vai passar, sendo eles Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Será o principal corredor de exportação de produtos do Sul do Brasil e o segundo maior corredor de grãos e contêineres refrigerados do País. O projeto está elegível para emissão de títulos verdes e integra a Iniciativa de Mercados Sustentáveis da Coroa Britânica. Projeto construído pelo Governo do Paraná, a Nova Ferroeste vai ampliar a atual Ferroeste, que opera no trecho entre Cascavel e Guarapuava. A malha será estendida nas duas pontas e ligará Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná. Ainda estão previstos dois ramais a partir de Cascavel para conectar por trilhos Chapecó, em Santa Catarina, e Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira. A extensão total será de mais de mil e 500 quilômetros, com influência nos três estados contidos no traçado, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e parte da Argentina e do Paraguai. O projeto está em fase de obtenção do licenciamento junto ao Ibama, após o Governo do Estado ter realizado todos os estudos ambientais e sociais necessários. A previsão é que a concorrência para a iniciativa privada ocorra ainda neste ano. O investidor privado que arrematar a ferrovia será responsável pela construção do trecho completo. Porém, como forma de atrair mais investidores para o leilão, a cessão onerosa da Nova Ferroeste será subdividida em cinco contratos, sendo quatro de autorização e um de adesão. O acordo é válido por 99 anos. (Repórter: Felippe Salles)