Mulher Segura: policiais realizam palestra para alunos de Direito em Ponta Grossa

06/11/2025
O Programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, realizou na manhã desta quarta-feira uma palestra na Unicesumar de Ponta Grossa. A ação foi voltada a estudantes do curso de Direito e fez parte da Missão Paraná 3, que nesta semana leva as forças de segurança às regiões Central e dos Campos Gerais. Cerca de 100 alunos participaram do encontro.


Durante a palestra, foram explicados o funcionamento das Delegacias da Mulher, os canais de denúncia e as medidas protetivas da Lei Maria da Penha. Também foram apresentados exemplos reais de casos atendidos pelas forças policiais.

O encontro reforçou a importância do trabalho conjunto entre órgãos de segurança, universidades e sociedade civil para fortalecer a rede de proteção às mulheres e ampliar o conhecimento sobre os mecanismos legais de combate à violência. O Programa Mulher Segura integra a Operação Vida, junto com os programas De Homem para Homem e Cidade Segura. Ele atua diretamente nas comunidades com ações educativas, visitas técnicas e parcerias entre instituições, com foco em prevenir, proteger e combater a violência de gênero, especialmente casos de feminicídio, estupro e violência doméstica. Com a mensagem “Não é não e não tem discussão”, o programa reforça o compromisso de construir um Paraná mais seguro e igualitário para todos. A Missão Paraná tem como objetivo aproximar o Governo do Estado das comunidades, conhecer as realidades locais e construir soluções em conjunto. Nesta edição, a ação percorre os municípios de Telêmaco Borba, Carambeí, Ponta Grossa, Santa Maria do Oeste, Pitanga, Guarapuava e Tibagi. (Repórter: Gabriel Ramos)