Museu Casa Alfredo Andersen abre exposição de Dulce Lysyj a partir deste domingo
10/06/2026
O Museu Casa Alfredo Andersen inaugura neste domingo, às onze horas da manhã, a exposição “Ressignificação”, de Dulce Lysyj. A partir do uso de materiais do universo médico, como gazes hospitalares, fibras de dialisadores, cateteres, tecidos clínicos e outros dispositivos associados ao cuidado e à sobrevivência, a artista cria obras que deslocam os objetos das funções utilitárias para uma dimensão simbólica e poética. A mostra faz parte da programação da 16.ª Bienal Internacional de Curitiba. Ao retirar os materiais do ambiente clínico e colocá-los no espaço artístico, Dulce produz uma operação de ressignificação: aquilo que antes servia ao controle, ao diagnóstico ou à reparação do corpo passa a carregar marcas afetivas, psicológicas e sociais. O objetivo da artista é que os objetos deixem de ser apenas instrumento técnico para serem testemunho da fragilidade humana, da vulnerabilidade e da persistência da vida. Com obras que reinventam objetos ligados à dor, transformando eles em trabalhos que refletem sobre cura, a exposição “ressignificações” entra no Museu como uma nova forma de compor pinturas. Dulce Lysyj é artista visual, natural de Curitiba, vive no Rio de Janeiro onde trabalha como médica nefrologista. (Repórter: Gustavo Vaz)


