Museu Casa Alfredo Andersen inaugura unidade satélite em Ponta Grossa

11/06/2026
O Museu Casa Alfredo Andersen oficializou na noite desta quarta-feira a abertura de sua segunda unidade satélite em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O evento marca a quinta entrega do projeto Museus Satélites, iniciativa estratégica da Secretaria de Estado da Cultura que prevê a implantação de oito novos espaços museais pelo Paraná até julho deste ano. Considerada uma das principais políticas públicas culturais da história do Estado, a ação visa democratizar o acesso a acervos históricos e artísticos, aproximando a comunidade regional da produção de diversos artistas, incluindo os discípulos de Alfredo Andersen, pai da pintura paranaense.  A iniciativa se baseia na política pública de descentralização do patrimônio histórico e artístico paranaense. Os Museus Satélites promovem a circulação contínua de obras dos equipamentos estaduais por todas as macrorregiões do Estado, expandindo a atuação das instituições para além da Capital. Ao ocupar novos espaços no Interior, a ação fortalece a presença cultural no território e democratiza o contato do público com os acervos. O Museu Casa Alfredo Andersen Ponta Grossa apresenta a exposição “Calderari: Amar, além do mar”. O cronograma de descentralização dos acervos estaduais no Paraná segue em ritmo acelerado. (Repórter: Victor Luís)