Museu Paranaense inaugura mostra “Ephemera/Perpétua” na próxima quinta-feira, em Curitiba
09/12/2019
O Museu Paranaense inaugura nesta quinta-feira, às sete horas da noite, a exposição “Ephemera/Perpétua”, que vai ocupar três salas do andar superior do Palácio São Francisco. A mostra será de longa duração. Ela apresenta em torno de 180 peças do acervo do museu, um dos mais importantes da América Latina nos campos da antropologia, arqueologia e história, além de objetos das coleções do Herbário Municipal de Curitiba, Departamento de Zoologia da UFPR, Museu Casa Alfredo Andersen e Museu Oscar Niemeyer. Entre o conjunto exposto estarão pinturas, fotografias, vídeos, livros, manuscritos, plumárias, adornos e lanças de diferentes etnias indígenas. A entrada é gratuita. Para a diretora do Museu, Gabriela Bettega, “Ephemera/Perpétua” ultrapassa os limites do arqueológico, antropológico e histórico.// SONORA GABRIELA BETTEGA.// Cada um dos objetos selecionados para compor a mostra conta mais que uma história: convida à reflexão sobre o sentido das coleções e dos colecionadores, sobre o que é efêmero e o que é perpétuo, de forma mais sutil ou notória. A nova exposição marca também o lançamento oficial da nova identidade do Museu Paranaense, que reposiciona a instituição, aproxima o museu ao público contemporâneo e olha para temáticas atuais. A logomarca forma a palavra MUPA, resultado da união das letras iniciais do nome do Museu Paranaense, como um apelido. Fundado em 1876, o Museu Paranaense é o terceiro museu público mais antigo do Brasil e foi a primeira instituição científica do Estado. O museu está localizado na Rua Kellers, número 289, no bairro São Francisco, em Curitiba. A visitação é aberta entre terça e sexta-feira, das nove da manhã às cinco e meia da tarde.
Sábado, domingo e feriado, das 10 da manhã às quatro da tarde. Mais informações sobre a programação e a exposição “Ephemera/Perpétua” constam no site museuparanaense.pr.gov.br. (Repórter: Amanda Laynes)
Sábado, domingo e feriado, das 10 da manhã às quatro da tarde. Mais informações sobre a programação e a exposição “Ephemera/Perpétua” constam no site museuparanaense.pr.gov.br. (Repórter: Amanda Laynes)