No Paraná, 80% das cidades já imunizam pessoas até 30 anos

12/08/2021
A vacinação contra a Covid-19 avança cada vez mais no Paraná e a previsão do Governo do Estado de imunizar 80% dos adultos com ao menos uma dose, D1, ou dose única até o fim deste mês está cada vez mais próxima de se confirmar. Atualmente, de acordo com levantamento realizado na terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde, todos os 399 municípios paranaenses estão vacinando pessoas com menos de 40 anos. Desses, 320 já baixaram para a casa dos 30 anos e, dentro desses, 125 já entraram no grupo dos 25 anos, quase um terço do Estado.
Com um total de 6.655.689 aplicações entre D1 e dose única, o Paraná já alcançou 76,3% da população vacinável, parcela formada por pessoas com mais de 18 anos, 8.720.953 paranaenses. Um avanço de 5,3 pontos percentuais em um intervalo de uma semana. O levantamento é do SUS, vinculado ao governo federal, o Ministério da Saúde informou que os adolescentes de 12 a 17 anos vão ser incluídos na vacinação contra a Covid-19, com prioridade para comorbidades, após a conclusão do envio de ao menos a primeira dose para a população adulta.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, afirmou que vencer a pandemia é prioridade e só se consegue isso com a vacinação, fazendo com que as vacinas cheguem cada vez mais rápido ao braço dos paranaenses. //SONORA RATINHO JUNIOR//
A pesquisa da Secretaria da Saúde revelou também que 14 cidades já estão no último ciclo, imunizando pessoas com mais de 18 anos com a D1 ou dose única.
Na outra ponta, apenas 79 seguem vacinando na faixa entre 31 e 39 anos, mas com perspectivas de avançar dos 30 anos já nesta semana, com as três remessas enviadas entre sábado e esta quinta-feira.
A agilidade na aplicação por parte dos municípios derrubou a média de idade dos vacináveis, atualmente em 27,1 anos no Estado.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância de seguir o calendário da vacinação. //SONORA BETO PRETO//
O Paraná é, em números absolutos, o quinto estado que mais vacinou no somatório de todas as doses. Foram, até o momento, 8.936.942 aplicações, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As cidades que mais vacinaram, também em números absolutos, foram Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais e Colombo.
O levantamento completo sobre a vacinação no Paraná, pode ser conferido em www.aen.pr.gov.br . (Repórter: Flávio Rehme)