Nove municípios do Paraná iniciam planos de adaptação às mudanças climáticas

12/06/2026
Nove municípios do Paraná iniciaram a construção de estratégias para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. A ação ocorreu durante a primeira Oficina de Governança do programa AdaptaCidades, nesta sexta-feira, em Foz do Iguaçu, dentro da programação do FITCataratas.  Um décimo município ainda vai ser incorporado ao grupo, totalizando dez cidades. O movimento marca o início da construção dos planos municipais de adaptação climática e prevê um ciclo de trabalho de 12 a 14 meses. Nesse período, as cidades devem identificar vulnerabilidades, mapear riscos climáticos e definir ações voltadas ao aumento da resiliência urbana diante de eventos extremos cada vez mais frequentes. O AdaptaCidades integra o Programa Cidades Verdes Resilientes, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério das Cidades. No Paraná, a iniciativa é desenvolvida em parceria com a Sedest, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, e conta com apoio técnico da Agência Alemã de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável. A coordenadora de Ação Climática e Relações Internacionais da Sedest, Walquíria Biscaia, disse que a ideia é apoiar os municípios na elaboração desses planos municipais. // SONORA WALQUÍRIA BISCAIA //

Analista ambiental do Departamento de Políticas para Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Christ destacou que a oficina representa a primeira etapa de uma metodologia estruturada para apoiar os municípios na elaboração dos planos de adaptação. // SONORA PEDRO CHRIST //

A iniciativa também conta com apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável. Representante da instituição, Isadora Buchala explicou que a oficina tem como objetivo preparar os municípios para uma das etapas mais importantes do processo: a construção da governança climática. // SONORA ISADORA BUCHALA //

Ao longo do encontro, representantes municipais participaram de atividades voltadas à identificação de atores estratégicos, definição de responsabilidades, formação de redes de governança e planejamento das próximas etapas do processo. (Repórter: Gustavo Vaz)