Novo projeto oficializa bombeiros e policiais militares para batalhões em Matinhos, Guaratuba, Toledo e Irati
16/06/2026
O governador Carlos Massa Ratinho Junior encaminhou para a Assembleia Legislativa nesta semana um projeto de lei que aumenta os efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A proposta trata da criação de 64 cargos de policiais militares e 116 de bombeiros militares para viabilizar a implantação do 35º Batalhão da PM em Matinhos, dos 14º e 15º Batalhões de Bombeiro Militar em Toledo e Irati, e do Batalhão Marítimo em Guaratuba. No texto que já está tramitando, o Governo do Estado reforça que o objetivo do projeto é a viabilização da ampliação e o aperfeiçoamento das capacidades operacionais dos órgãos, de forma coordenada e integrada, “sobretudo no que se refere à preservação da ordem pública e à prevenção a desastres”. Pelo projeto, a criação de novas vagas na PM seria de 13 oficiais e 51 praças. No caso dos Bombeiros, a previsão é de abrir 22 novos cargos para oficiais e 94 para praças. A mensagem aos deputados lembra ainda que as despesas geradas por essa medida estão dentro das previsões da Lei Orçamentária Anual de 2026, bem como em conformidade com o Plano Plurianual 2024-2027 e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias deste ano. Já há formações em andamento para preenchimento dessas vagas. (Repórter: Gustavo Vaz)


