Novo reservatório da Sanepar vai reforçar abastecimento de cinco bairros em Curitiba
19/06/2026
A Sanepar inaugurou nesta sexta-feira um reservatório com tecnologia inovadora, feito em duplo aço, no bairro Tatuquara, em Curitiba. A nova estrutura vai reforçar o abastecimento de 130 mil pessoas em cinco bairros da capital paranaense: Tatuquara, Umbará, Cidade Industrial, Sítio Cercado e Pinheirinho. Com capacidade para armazenar até 10 milhões de litros de água, o suficiente para o consumo diário de 65 mil pessoas, a estrutura complementa a unidade de concreto já existente no local. Com a expansão, a capacidade de estocagem de água tratada na região saltou de 15 milhões para 25 milhões de litros. Para o vice-governador do Paraná, Darci Piana, a obra é um marco tanto para a Sanepar quanto para o Estado. // SONORA DARCI PIANA //
O projeto contou com um investimento de 40 milhões de reais, dos quais 15 milhões foram destinados exclusivamente ao novo tanque metálico. Mais do que ampliar o armazenamento, o objetivo da obra é combater o desperdício e otimizar a distribuição. Para isso, a rede de tubulações foi reorganizada com a instalação de equipamentos automatizados e controladores de pressão, que aprimoram o monitoramento e previnem vazamentos. O complexo aumenta a flexibilidade do Sistema Integrado de Abastecimento de Curitiba, permitindo o remanejamento de água tratada para outras regiões da capital e da Região Metropolitana, se necessário. A previsão de início de uso é no mês que vem. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, detalhou que o objetivo dos investimentos é o bem-estar da população. // SONORA WILSON BLEY //
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, reforçou que a aplicação impacta diretamente na vida dos moradores. // SONORA EDUARDO PIMENTEL //
Entre os principais benefícios estão o desperdício zero, devido ao encaixe de alta precisão das placas que previne fissuras, e a geração reduzida de resíduos com materiais 100% recicláveis. O design geométrico das placas oferece resistência extra contra a pressão da água, enquanto a camada externa protege o tanque contra o clima e a poluição. Além disso, a parede interna lisa e inerte evita a formação de crostas, diminuindo a frequência de manutenções e assegurando uma água com ainda mais qualidade. (Repórter: Gustavo Vaz)
O projeto contou com um investimento de 40 milhões de reais, dos quais 15 milhões foram destinados exclusivamente ao novo tanque metálico. Mais do que ampliar o armazenamento, o objetivo da obra é combater o desperdício e otimizar a distribuição. Para isso, a rede de tubulações foi reorganizada com a instalação de equipamentos automatizados e controladores de pressão, que aprimoram o monitoramento e previnem vazamentos. O complexo aumenta a flexibilidade do Sistema Integrado de Abastecimento de Curitiba, permitindo o remanejamento de água tratada para outras regiões da capital e da Região Metropolitana, se necessário. A previsão de início de uso é no mês que vem. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, detalhou que o objetivo dos investimentos é o bem-estar da população. // SONORA WILSON BLEY //
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, reforçou que a aplicação impacta diretamente na vida dos moradores. // SONORA EDUARDO PIMENTEL //
Entre os principais benefícios estão o desperdício zero, devido ao encaixe de alta precisão das placas que previne fissuras, e a geração reduzida de resíduos com materiais 100% recicláveis. O design geométrico das placas oferece resistência extra contra a pressão da água, enquanto a camada externa protege o tanque contra o clima e a poluição. Além disso, a parede interna lisa e inerte evita a formação de crostas, diminuindo a frequência de manutenções e assegurando uma água com ainda mais qualidade. (Repórter: Gustavo Vaz)


