Otimização do transporte, compras dos pequenos e atendimento em saúde são marca da gestão
24/12/2022
O atendimento à saúde do servidor estadual foi um dos focos da Secretaria da Administração e da Previdência em 2022. Um destaque do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais foi a manutenção do benefício sem ônus ou contrapartida do funcionário. É o único estado brasileiro a garantir a assistência à saúde sem custos ao servidor. Além disso, foram destaques as ações de gestão do patrimônio imobiliário do Estado e as ações para economizar recursos em áreas como o transporte oficial. Outro dado que chama a atenção é a participação de microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações de compra do governo. Desde a pandemia da Covid-19, existe o sistema de avaliação pericial remota, totalmente digital via WEB, para fins de afastamento por licença médica dentro da proposta de segurança sanitária. O gerenciamento permanente do Sistema de Gestão Patrimonial de Imóveis do Estado do Paraná, é outro destaque da atuação da Secretaria da Administração e da Previdência em 2022. O sistema possui 8.351 imóveis cadastrados, dos quais 4.723 de propriedade da Administração Direta, 947 da Administração Indireta e 2.681 de Terceiros. O Departamento de Patrimônio do Estado deu suporte para regularização cartorial de 48 unidades escolares estaduais e diversos processos de regularização estão em andamento. Desde 2019, foram arrecadados para os cofres do Estado 34 milhões e 200 mil reais com a venda de nove imóveis que já não tinham mais utilidade pública. Além de gerar caixa, esses imóveis, que já não eram usados, também causavam gastos com manutenção. Outro destaque é a contratação de serviços terceirizados para atender a necessidade de mão de obra especializada, telefonia fixa e móvel e telecomunicações para atendimento dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A finalização de diversos procedimentos licitatórios em 2022 somou um bilhão e 310 milhões de reais, o que representou economia de 34% em relação ao estimado inicialmente. A Escola de Gestão do Paraná, responsável por promover a capacitação continuada dos servidores e disseminar novos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções, capacitou até novembro de 2022, 50.686 pessoas entre servidores dos níveis estratégico, tático e operacional, assim como da comunidade em geral. O Departamento de Gestão do Transporte Oficial, responsável pela gestão de toda frota do Estado, tem trabalhado para diminuir os gastos com os veículos do Estado. Uma das iniciativas, criada em 2020, é o programa TaxiGovPR, formalizado como meio de transporte oficial no deslocamento dos servidores em atividades administrativas. Desde a adoção do sistema foram economizados 849 mil reais. Além disso foram quatro leilões de veículos e sucatas de veículos inservíveis. O objetivo é, além de desocupar os pátios onde os veículos se encontram, possibilitar a arrecadação de dinheiro para o Estado, diminuindo gastos com frotas que já não servem mais seu propósito. Foram vendidos um total de 965 veículos com uma arrecadação no valor de 7 milhões e 960 mil reais. (Repórter: Flávio Rehme)