PRC-280 no Sudoeste vai receber nova obra de restauração em concreto
24/03/2023
O DER/PR, Departamento de Estradas de Rodagem, publicou nesta sexta-feira a licitação da nova obra de restauração em pavimento rígido de concreto da PRC-280, desta vez no trecho entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste. São 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto Bento Munhoz da Rocha Neto, também conhecido como Viaduto da Codapar, em Palmas, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. Devem ser contempladas as faixas de rolamento e acostamentos em todo este trecho. A obra utilizará a técnica whitetopping, já empregada na restauração da rodovia entre Palmas e a BR-153, em que o pavimento asfáltico atual é aproveitado como base para execução de novas placas de concreto. Além de ser uma solução mais ágil que a substituição do pavimento, o processo é mais econômico e mais adequado ao tráfego da rodovia, um corredor logístico entre a região Sudoeste e o Porto de Paranaguá, no Litoral, com uma presença expressiva de caminhões de carga dos setores de agro e de indústria. O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti, destaca o uso da técnica de whitetopping nas rodovias do Paraná.// SONORA FERNANDO FURIATTI.//
A licitação acontece na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada, em que uma mesma contratada fica responsável pela elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e pela execução da obra. Empresas interessadas devem estudar o edital e todos os anexos disponíveis para elaborar suas propostas, que devem ser cadastradas no portal de Compras do Governo Federal, o Compras.gov, para participar da sessão de disputa de preços, marcada para às duas da tarde do dia 4 de julho de 2023. As empresas vão disputar oferecendo propostas de preços cada vez menores, até uma ser declarada a vencedora. Na sequência, ela deverá encaminhar proposta atualizada, a documentação exigida em edital, para a comissão de contratação do DER. No caso desta obra entre Palmas e Clevelândia, o prazo de execução, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 450 dias ao todo, divididos em 90 dias para projetos e licenciamento ambiental e 360 dias para execução dos serviços do whitetopping. O anteprojeto da obra foi elaborado pelo DER com apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland. O pavimento rígido de concreto, destaca o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, é empregado em vários países, sendo uma solução adotada pelo órgão para atender rodovias estaduais com grande volume de transporte de carga.// SONORA ALEXANDRE CASTRO FERNANDES.//
Este tipo de pavimento tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento flexível asfáltico, menores custos de manutenção e conservação, além de ser mais resistente ao tráfego de veículos pesados, ser mais seguro contra derrapagem e lidar melhor com drenagem de água da chuva. (Repórter: Felippe Salles)
A licitação acontece na modalidade Concorrência com regime de Contratação Integrada, em que uma mesma contratada fica responsável pela elaboração do projeto básico, projeto executivo de engenharia e pela execução da obra. Empresas interessadas devem estudar o edital e todos os anexos disponíveis para elaborar suas propostas, que devem ser cadastradas no portal de Compras do Governo Federal, o Compras.gov, para participar da sessão de disputa de preços, marcada para às duas da tarde do dia 4 de julho de 2023. As empresas vão disputar oferecendo propostas de preços cada vez menores, até uma ser declarada a vencedora. Na sequência, ela deverá encaminhar proposta atualizada, a documentação exigida em edital, para a comissão de contratação do DER. No caso desta obra entre Palmas e Clevelândia, o prazo de execução, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 450 dias ao todo, divididos em 90 dias para projetos e licenciamento ambiental e 360 dias para execução dos serviços do whitetopping. O anteprojeto da obra foi elaborado pelo DER com apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland. O pavimento rígido de concreto, destaca o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, é empregado em vários países, sendo uma solução adotada pelo órgão para atender rodovias estaduais com grande volume de transporte de carga.// SONORA ALEXANDRE CASTRO FERNANDES.//
Este tipo de pavimento tem vida útil maior, de 20 anos, o dobro do pavimento flexível asfáltico, menores custos de manutenção e conservação, além de ser mais resistente ao tráfego de veículos pesados, ser mais seguro contra derrapagem e lidar melhor com drenagem de água da chuva. (Repórter: Felippe Salles)