Paraná amplia acesso a diagnósticos cardíacos com tele-eletrocardiograma

11/06/2026
O Paraná ocupa a terceira colocação nacional entre os estados que mais usam o serviço de Telediagnóstico em Eletrocardiograma da Oferta Nacional do Ministério da Saúde, consolidando uma estratégia da Secretaria de Estado da Saúde que tem ampliado o acesso da população ao diagnóstico cardíaco em todas as regiões. Atualmente, 183 municípios paranaenses já contam com a oferta, o equivalente a 46% do total. O Paraná está à frente dos outros estados do Sul do Brasil, além de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Lideram o ranking Minas Gerais e a Bahia. Em levantamento anterior, o Paraná ocupava a quarta colocação. Entre 2021 e maio deste ano, a estratégia paranaense contabilizou 384.404 exames laudados. Somente neste ano, entre janeiro e maio, foram 116.368 exames. No primeiro quadrimestre, 29.101 exames foram laudados com prioridade de urgência, para casos de suspeita de infarto, sendo que 2.268 apresentaram alterações cardíacas que exigiram avaliação médica imediata. Outros 61.956 exames foram realizados como rotina nos serviços de saúde, ampliando assim a capacidade de identificação precoce de alterações cardíacas. O eletrocardiograma é um exame simples, rápido e fundamental para avaliar a atividade elétrica do coração. Ele ajuda na identificação de alterações como arritmias, infartos, bloqueios cardíacos e outras doenças cardiovasculares. Indicado tanto na rotina para acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão arterial sistêmica e a diabetes mellitus, como para identificação de casos graves, com risco de morte. Por meio dos investimentos e esforços do Estado, o exame é feito na unidade de saúde do município e encaminhado digitalmente para especialistas, que emitem o laudo à distância. (Repórter: Gustavo Vaz)