Paraná leva atrativos e destinos do Estado a eventos de turismo em países da América Latina

29/08/2025
O Viaje Paraná vai intensificar a divulgação do turismo paranaense na América Latina. Em setembro e outubro, o órgão participa de eventos no Uruguai, Argentina e Paraguai, para apresentar os atrativos do Estado e abrir espaço para empresários do setor. A expectativa é alcançar cerca de 135 mil pessoas nesses encontros e dar visibilidade a 40 expositores paranaenses. A programação começa no dia 9 de setembro, em Montevidéu, com a Rodada de Negócios Meeting Paraná. Pela primeira vez, o Governo do Estado promove um encontro exclusivo com agentes de viagens de outro país. Serão cerca de 120 profissionais, que vão conhecer de perto os destinos turísticos, a rede hoteleira e a gastronomia do Paraná. Dez empresas paranaenses participam dessa rodada, entre elas o Blue Park, a Azul Linhas Aéreas e os institutos municipais de turismo de Curitiba e Foz do Iguaçu. Na sequência, o Paraná estará presente em duas grandes feiras internacionais. A primeira é a FIT América Latina, em Buenos Aires, entre 27 e 30 de setembro. O evento recebeu no ano passado aproximadamente 125 mil visitantes. Neste ano, o estande do Paraná terá 15 expositores. Depois, de 10 a 12 de outubro, será a vez da FITPAR, em Assunção, no Paraguai. Também com 15 coexpositores, o estande vai destacar os atrativos turísticos e a gastronomia do Estado. O público da América Latina é o que mais visita o Paraná. Dados da Embratur mostram que, até julho deste ano, dos 710 mil turistas estrangeiros que entraram no Estado, mais de 560 mil vieram do Paraguai, da Argentina e do Uruguai. Desde 2018, já são mais de 3 milhões e 800 mil visitantes desses três países. (Repórter: Gabriel Ramos)