Paraná oficializa locais de mais quatro centrais de atendimento direto ao cidadão
22/08/2025
O Governo do Paraná oficializou nesta semana a abertura de mais quatro unidades do Poupatempo Paraná, como parte da primeira fase de implantação do projeto, que tem como objetivo a diminuição de burocracias no atendimento ao cidadão, usando modelos nacionais e internacionais como referência. Esses espaços vão concentrar, em um único local, diversos serviços públicos estaduais, municipais e federais, como emissão de documentos, licenças e alvarás, além de orientação sobre programas e ações do governo. Na semana passada foram confirmadas as unidades no Shopping Estação, em Curitiba; no Palladium Shopping Center, em Ponta Grossa; no Shopping Palladium Umuarama; e no Boulevard Shopping Londrina. Nesta semana houve as confirmações das unidades no Park Shopping Boulevard, em Curitiba; no Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu; no Shopping Cidade Maringá; e no Shopping São José, em São José dos Pinhais. Todos já estão em obras, com previsão de inauguração nos próximos meses. As primeiras unidades que vão abrir são as do Estação, Ponta Grossa, Umuarama e Londrina. No total, a previsão é de que o Estado tenha 20 dessas centrais, com a realização de até sete milhões de atendimentos por ano, ou cerca de 27 mil por dia. As unidades vão funcionar de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã às cinco da tarde, com estruturas padronizadas e acessíveis. O Consórcio PR Cidadania, formado pelas empresas Cix Citizen Experience, Quipux S.A.S do Brasil e Urban Participações, venceu a licitação e é o responsável por implantar, operar e manter os espaços. A estimativa do Governo do Paraná é de que a economia ultrapasse os dois bilhões de reais durante a vigência do contrato. (Repórter: Gustavo Vaz)