Paraná sedia encontro de secretários de Segurança para reforçar ações contra o crime organizado
17/06/2026
O Paraná recebe entre a próxima segunda e quarta-feira, em Foz do Iguaçu, a sexta edição do SulMaSSP, Encontro dos Secretários de Estado da Segurança Pública. O evento vai reunir representantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul para discutir estratégias de enfrentamento ao crime organizado, com foco na segurança de fronteiras e divisas. Criado por iniciativa do Governo do Paraná, o SulMaSSP reúne periodicamente os estados participantes para fortalecer a cooperação entre as forças de segurança, ampliar a troca de informações e alinhar ações operacionais. Além dos secretários estaduais, o encontro vai contar com a participação dos chefes das forças de segurança dos estados. Entre os assuntos da programação com as Polícias Militares, Polícias Civis, Polícias Científicas, Polícias Penais e Corpos de Bombeiros Militares estão o tráfico de drogas e armas, contrabando, circulação de foragidos da Justiça, novas formas de financiamento de organizações criminosas e gestão integrada de cenários de crises e desastres. O encontro ainda vai discutir propostas de aperfeiçoamento da legislação federal relacionada à segurança pública. Para isso, serão formados grupos de trabalho temáticos que vão apresentar conclusões no último dia do evento. As contribuições podem ser encaminhadas ao Congresso Nacional. A programação está organizada em seis eixos: integração regional, qualificação profissional, cooperação institucional, gestão e inovação, fronteira e território e políticas públicas. O trabalho desenvolvido no âmbito do SulMaSSP complementa iniciativas já adotadas pelo Governo do Paraná para reforçar a segurança nas fronteiras. (Repórter: Gustavo Vaz)


