Paraná tem 69 municípios aptos para o cultivo de oliveiras, aponta boletim do IDR-Paraná
26/05/2026
Sessenta e nove municípios da zona meridional do Paraná são aptos ao cultivo de oliveiras. Essa informação é do boletim técnico Riscos climáticos para a olivicultura no Paraná, publicado pelo IDR-Paraná, que oferece informações técnicas para reduzir riscos, orientar o planejamento de investimentos e ampliar as chances de sucesso de pomares comerciais no Estado. A publicação preenche uma das principais lacunas da cadeia produtiva, a falta de informações regionalizadas sobre o cultivo da espécie. O trabalho delimita áreas adequadas ao cultivo, indica os períodos mais adequados para implantação de pomares e apresenta critérios para a escolha de cultivares adaptadas às condições paranaenses de solo e clima. Os 69 municípios de menor risco climático para a olivicultura se localizam nas regiões mais altas dos Campos Gerais, Centro-Sul, Sudoeste e Sul do Paraná. Entre eles estão Campo Largo, General Carneiro, Guarapuava, além de São Mateus do Sul, Palmas, Pato Branco, Piraquara, Prudentópolis, Rio Negro e União da Vitória. O principal diferencial dessas regiões é a combinação entre altitude e disponibilidade de horas de frio durante o outono e o inverno, fator indispensável para o desenvolvimento adequado e uma boa floração das plantas. A oliveira necessita de um período de frio para entrar em dormência e estimular a brotação e a formação das flores. Sem esse processo, a produção pode ficar comprometida. É o que explica a engenheira-agrônoma e extensionista do IDR-Paraná, Laís Gomes Adamuchio de Oliveira, uma das autoras do boletim. // SONORA LAÍS GOMES ADAMUCHIO DE OLIVEIRA //
O estudo se baseou em uma série de mais de 30 anos de dados meteorológicos do IDR-Paraná, do Simepar e do Inmet. O boletim pode ser baixado gratuitamente no site do IDR-Paraná. (Repórter: Gabriel Ramos)
O estudo se baseou em uma série de mais de 30 anos de dados meteorológicos do IDR-Paraná, do Simepar e do Inmet. O boletim pode ser baixado gratuitamente no site do IDR-Paraná. (Repórter: Gabriel Ramos)


