Paraná volta a se destacar no tempo de abertura de empresas em agosto: 1 dia e 14 horas

06/09/2021
No mês de agosto, o Paraná foi o quarto estado mais ágil do Brasil na abertura de empresas, com 1 dia e 14 horas, ficando atrás apenas de Goiás, Espírito Santo e Sergipe. O tempo está bem acima da média nacional de 2 dias e 22 horas. O relatório foi divulgado pela Junta Comercial do Paraná nesta segunda-feira.

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro e obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para funcionamento do negócio.

Do total de empresas abertas no Estado, 83% concluíram o processo em até 3 dias, 10% em 5 dias, 4% em 7 dias e 3% demoraram mais de 7 dias. Os dados podem ser encontrados na RedeSim, do governo federal, todo mês.

No mesmo período de 2020, o tempo de abertura de empresas no Paraná estava em 3 dias e 14 horas, sendo que 49% das empresas conseguiam ser abertas em menos de 3 dias.

Para seguir melhorando o rendimento médio, o Governo do Estado começou no primeiro semestre deste ano a segunda fase do projeto de desburocratização e aceleração do processo de abertura de empresas.

A proposta é implementar ainda em 2021 um ambiente único digital que reúna todas as licenças necessárias que precisam ser viabilizadas pelo empreendedor para a emissão do alvará de funcionamento do estabelecimento, como Junta Comercial, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Instituto Água e Terra. A perspectiva é que o material comece a ser testado ainda neste ano.

Agosto foi, até o momento, o melhor mês na abertura de empresas do ano no Paraná, com 25 mil 152 novos empreendimentos. Neste ano foram abertas 190 mil 628 novas empresas, sendo a maioria delas MEI.

O relatório completo está disponível no site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)