Paranaguá amplia rotas de comércio de veículos com linha do Neptune Hellas
26/09/2025
O Porto de Paranaguá foi o primeiro do Brasil a receber o navio Neptune Hellas, do armador grego Neptune Lines. A embarcação Ro-Ro, especializada no transporte de veículos e cargas rolantes, fez a primeira viagem fora da Europa, chegando a Paranaguá na quarta-feira. A embarcação passou pela Argentina e, após o porto paranaense, terá paradas em Santos e no Rio de Janeiro. O diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, celebrou mais essa linha de navios de veículos atracando no Porto de Paranaguá. // SONORA GABRIEL VIEIRA //
Esta é a quinta linha fixa de veículos do Porto de Paranaguá, ampliando o leque de opções entre Brasil e outros países. É o que destacou o consultor da Neptune Lines, Eric Berthelot. // SONORA ERIC BERTHELOT //
A posição estratégica do Porto de Paranaguá, próximo a diversas montadoras de veículos, é uma das principais vantagens para a empresa. Assim que atracou, o capitão do navio, Denyo Atanasov, recebeu uma panóplia com o brasão da Portos do Paraná, em homenagem à primeira atracação no Porto e no país. Na partida rumo a Santos, o capitão retribuiu a recepção com uma salva de apitos, conforme a tradição marítima, agradecendo as boas-vindas. O navio Neptune Hellas trouxe 355 carros para desembarque e recebeu outros 201 veículos para exportação. A movimentação foi realizada pela empresa Ascensus Gestão e Participações, responsável por uma das áreas reguladas do Porto Organizado, com 74 mil metros quadrados e capacidade estática para 4 mil veículos. O representante comercial da Ascensus Paranaguá, Wagner Giorgino, explicou o motivo do Paraná ter sido escolhido. // SONORA WAGNER GIORGINO //
A área utilizada pela Ascensus é um dos oito espaços de arrendamento, chamados de PARs, já regularizados pela Portos do Paraná. As regularizações de áreas, realizadas por meio de leilões na Bolsa de Valores do Brasil, começaram em 2019, ano em que a Autoridade Portuária obteve autonomia administrativa para conduzir os certames, que somam mais de 3 bilhões e 700 milhões de reais em investimentos. Com os leilões, todas as áreas da Portos do Paraná foram regularizadas, tornando a empresa a primeira autoridade portuária do Brasil a alcançar esse feito. (Repórter: Gustavo Vaz)
Esta é a quinta linha fixa de veículos do Porto de Paranaguá, ampliando o leque de opções entre Brasil e outros países. É o que destacou o consultor da Neptune Lines, Eric Berthelot. // SONORA ERIC BERTHELOT //
A posição estratégica do Porto de Paranaguá, próximo a diversas montadoras de veículos, é uma das principais vantagens para a empresa. Assim que atracou, o capitão do navio, Denyo Atanasov, recebeu uma panóplia com o brasão da Portos do Paraná, em homenagem à primeira atracação no Porto e no país. Na partida rumo a Santos, o capitão retribuiu a recepção com uma salva de apitos, conforme a tradição marítima, agradecendo as boas-vindas. O navio Neptune Hellas trouxe 355 carros para desembarque e recebeu outros 201 veículos para exportação. A movimentação foi realizada pela empresa Ascensus Gestão e Participações, responsável por uma das áreas reguladas do Porto Organizado, com 74 mil metros quadrados e capacidade estática para 4 mil veículos. O representante comercial da Ascensus Paranaguá, Wagner Giorgino, explicou o motivo do Paraná ter sido escolhido. // SONORA WAGNER GIORGINO //
A área utilizada pela Ascensus é um dos oito espaços de arrendamento, chamados de PARs, já regularizados pela Portos do Paraná. As regularizações de áreas, realizadas por meio de leilões na Bolsa de Valores do Brasil, começaram em 2019, ano em que a Autoridade Portuária obteve autonomia administrativa para conduzir os certames, que somam mais de 3 bilhões e 700 milhões de reais em investimentos. Com os leilões, todas as áreas da Portos do Paraná foram regularizadas, tornando a empresa a primeira autoridade portuária do Brasil a alcançar esse feito. (Repórter: Gustavo Vaz)