Parceria entre Sanepar e Curitiba garante acesso asfaltado à estação de esgoto
18/06/2026
Em fase final das obras de ampliação e remodelação, a Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul, no bairro Cajuru, em Curitiba, vai ter, em breve, uma nova via de acesso que será asfaltada por meio de uma parceria entre a Sanepar e a Prefeitura. A parceria foi firmada nesta quarta-feira, pelo diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, no Palácio 29 de Março, sede do Poder Executivo municipal. Na parceria firmada, a Sanepar vai realizar o aporte de 2 milhões e 200 mil reais para que o município execute o projeto de pavimentação de um trecho de 579 metros na parte final Rua Doutor José Giostri Sobrinho, que será a nova via para a entrada na Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul. Além de trocar o saibro pelo asfalto na via, a Prefeitura vai implantar no trecho o sistema de drenagem pluvial e as calçadas e a sinalização viária necessária, contemplando não somente a unidade da Sanepar como também os moradores da região. Com as obras de ampliação, a Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul está sendo remodelada, com um novo sistema de operação, avançando para um conceito de Estação de Tratamento de Esgoto Sustentável, em que, além entregar uma água efluente com maiores índices de pureza devolvidas ao leito do Rio Atuba, aumenta em 40% na capacidade de operação. A Sanepar investiu 300 milhões de reais na reformulação dessa Estação de Tratamento de Esgoto. (Repórter: Gustavo Vaz)


