Parceria entre UEL e Prefeitura de Londrina atende pessoas com sintomas de Covid-19

19/01/2022
Um grupo de nove estudantes bolsistas e mais dois orientadores da área de saúde iniciaram nesta semana o trabalho de agendamento de pacientes assintomáticos de Covid-19, que precisam de consultas em telemedicina para obtenção de atestado médico e demais orientações para o tratamento. O agendamento é feito por bolsistas da Universidade Estadual de Londrina, que marcam as consultas online com médicos da Rede Municipal de Saúde, colaborando para desafogar os serviços de saúde impactados com o aumento dos casos da doença nas últimas semanas. O serviço está disponível para pessoas assintomáticas ou com quadros leves, residentes em Londrina, com atendimento pelo número 0800-400-1234 das oito da manhã às seis da tarde. A Prefeitura de Londrina procurou a UEL na semana passada interessada em estabelecer parceria para agilizar o agendamento das consultas em telemedicina. Esta parceria foi possível porque a universidade mantém desde 2020 um projeto de extensão que realiza a orientação para comunidade via telefone. Os bolsistas atuam no prédio do Labesc, no Campus da UEL, divididos em duas equipes – seis pessoas pela manhã e outros cinco no período da tarde. Após a equipe do Disque Coronavírus concluir a etapa de triagem e agendamento, o médico da Secretaria Municipal de Saúde realiza a consulta online com o paciente, no dia e horário marcados. A teleconsulta é feita por quatro médicos da rede municipal. No caso de pessoas que já fizeram os exames, com sintomas intensos, a recomendação é comparecer em uma das quatro unidades de referência para quadros respiratórios, que são as Unidades Básicas de Saúde do Guanabara, Chefe Newton e Vila Casoni, e a Unidade de Pronto Atendimento Sabará. (Repórter: Wyllian Soppa)