Ponte de Guaratuba impulsiona mobilidade com mais de 7 mil passagens de ciclistas em um mês
16/06/2026
A consolidação da Ponte de Guaratuba como o principal vetor de desenvolvimento e integração do Litoral paranaense vai além do tráfego rodoviário tradicional. O novo corredor logístico e turístico do Paraná também se consolidou como um pilar para a mobilidade sustentável. Dados do Departamento de Estradas de Rodagem revelam que a estrutura registrou 7 mil 375 passagens de bicicletas nos 30 primeiros dias de operação da ponte. O volume reflete o impacto imediato da infraestrutura projetada para abrigar múltiplos meios de transporte. Ao contrário do antigo sistema de ferry-boat, que impunha restrições de horários, custos e riscos climáticos aos ciclistas, a ponte disponibiliza uma ciclovia de sentido duplo, segura e dotada de barreiras de proteção rígidas que protegem contra o tráfego de veículos pesados. O monitoramento de tráfego mostrou que muitos ciclistas fazem o trajeto de ida e volta diariamente. Do total de passagens que as câmeras e sensores de contagem automatizada registraram, o sentido Guaratuba para Matinhos concentrou a maior fatia da demanda, com mais da metade dos deslocamentos: quase 61% do fluxo. No sentido oposto, de Matinhos para Guaratuba, a porcentagem foi de 39%. A Ponte de Guaratuba foi projetada para integrar o tráfego de cargas ao fluxo local, oferecendo quatro faixas de rolamento e uma ciclovia exclusiva de 3 metros. Essa via exclusiva é isolada por barreiras de concreto e equipada com iluminação em LED, garantindo total segurança para ciclistas e pedestres. Complementando esse trabalho, o DER/PR realiza o monitoramento contínuo do local com sensores de alta precisão. (Repórter: Gustavo Vaz)


