Ponte histórica entre Lapa e Campo do Tenente terá tráfego liberado em 30 dias
07/06/2023
A Secretaria de Infraestrutura e Logística deve liberar no início de julho o tráfego de veículos na ponte sobre o Rio da Várzea, na PR-427, entre a Lapa e Campo do Tenente. A obra de arte especial atualmente passa por uma reforma geral por meio de iniciativa do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, que vai realizar melhorias semelhantes em 195 pontes, viadutos, trincheiras e estruturas semelhantes em todo o estado. A previsão é de concluir a instalação de um novo gradil metálico no tabuleiro da ponte, em substituição ao antigo, de placas de concreto, até o final de junho, podendo então retomar o tráfego de veículos de passeio e caminhões pequenos na primeira semana do mês seguinte. A obra prevê, ainda, a limpeza, tratamento e pintura de todos os elementos metálicos em não conformidade; uma nova passarela sudoeste alargada; novas lajes de transferência em ambos os lados da ponte, bem como novo pórticos de proteção em suas entradas; tratamento da coluna inferior e da coluna central; substituição de toda a defensa metálica e outros serviços de manutenção necessários. O investimento é de quase 4 milhões de reais, devendo ser totalmente concluída até o final de julho, com serviços complementares. O bloqueio do tráfego teve início em janeiro deste ano, uma vez que a ponte é de pista única, não sendo possível a operação pare-e-siga que geralmente é utilizada em obras dessa natureza. A ponte tem 152,95 metros de extensão e largura de apenas 5,24 metros, que incluem passarela para pedestres com 80 centímetros e pista única de 3,3 metros de largura. Histórica e centenária, a estrutura era utilizada como linha férrea até o início dos anos 60. Após a alteração do traçado da estrada de ferro, ela teve seus trilhos retirados e foi adaptada para ser incorporada à rodovia PR-427. É estimado que a estrutura tenha mais de 130 anos. Em anos recentes, o antigo tabuleiro de concreto havia apresentado deterioração, tendo sido interditada para reparos paliativos. A obra conta com placas de advertência e sinalização provisória orientando os usuários, além de barreiras e cavaletes para impedir o acesso à ponte, garantindo a segurança de condutores e funcionários da reforma. Como rota alternativa o DER/PR sugere a rodovia federal BR-116, com acesso à ponte, garantindo a segurança de condutores e funcionários da reforma. Como rota alternativa o DER/PR sugere a rodovia federal BR-116, com acesso por Curitiba. (Repórter: Victor Luís)