Portos do Paraná bate recorde de movimentação de cargas no 1.º semestre de 2025
21/07/2025
A movimentação geral de cargas, incluindo exportações e importações, nos portos paranaenses alcançou a marca de 34 milhões e 252 mil toneladas no primeiro semestre deste ano. O volume é 1,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, superando também o recorde histórico para esse período. A exportação apresentou um resultado equilibrado, passando de 21 milhões e 261 mil toneladas no primeiro semestre de 2024 para 21 milhões e 275 mil toneladas neste ano. O índice é considerado positivo, levando em conta fatores políticos, econômicos e sanitários que promoveram alterações no mercado. O maior volume em exportações foi de soja, com movimentação de 7 milhões e 863 mil toneladas do grão. A Portos do Paraná foi responsável por 30% da movimentação nacional de farelo de soja com o embarque de 3 milhões e 428 mil toneladas. Os principais destinos do produto foram a França, os Países Baixos e a Coreia do Sul. A commodity totalizou um bilhão de dólares Free On Board, valor correspondente ao preço do produto no ponto de embarque. O terminal paranaense também liderou o embarque de óleo de soja no semestre, com 528 mil toneladas, o equivalente a 64% do volume exportado pelo Brasil. O diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, destacou o bom trabalho realizado pelos portos paranaenses ao longo do primeiro semestre. // SONORA GABRIEL VIEIRA //
Os dados são do sistema oficial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Repórter: Victor Luís)
Os dados são do sistema oficial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Repórter: Victor Luís)