Primeiro aulão do Enem Paraná reúne mais de 600 estudantes em Umuarama

12/06/2026
A sede do Núcleo Regional de Educação de Umuarama, no Noroeste do Estado, recebeu nesta quinta-feira mais de 600 estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o primeiro aulão do Enem Paraná deste ano. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação, o ciclo de aulões do Enem Paraná vai passar por diferentes cidades do estado nos próximos meses, com foco em preparar os alunos da rede estadual para o exame. O objetivo da iniciativa é fortalecer o desempenho acadêmico dos alunos, ampliar a confiança deles para a avaliação e estimular o engajamento nos estudos. Além de reforçar conteúdos que podem ser abordados no Enem, os professores também usaram o aulão para apresentar funcionalidades disponíveis no Enem Paraná, recurso digital disponibilizado pela Secretaria da Educação para apoio à rotina de estudos dos alunos da rede estadual. O auditório da sede do Núcleo Regional de Umuarama esteve lotado com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de 15 escolas estaduais de Umuarama, Altônia, Alto Paraíso e Perobal. Os participantes receberam aulas preparatórias sobre conteúdos que devem ser abordados na prova de Ciências da Natureza do Enem 2026, com foco principal em Biologia. Também foram realizadas dinâmicas, atividades culturais e apresentações musicais. Gabriel da Rocha Thomaz, de 16 anos, aluno do Colégio Agrícola Estadual de Umuarama, conta como foi a experiência. // SONORA GABRIEL DA ROCHA THOMAZ //

Dayane da Silva Oliveira, de 18 anos, estudante do Colégio Estadual Cívico Militar Dra. Zilda Arns, de Umuarama, também comenta que gostou da iniciativa. // SONORA DAYANE DA SILVA OLIVEIRA //

Além do evento inaugural em Umuarama, nesta quinta-feira, já estão previstos aulões em Curitiba, na próxima quinta-feira, e em Almirante Tamandaré, voltado a alunos do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, no próximo dia. (Repórter: Gustavo Vaz)