Procon-PR dá dicas para aproveitar o Dia do Consumidor sem dor de cabeça
15/03/2023
Nesta quarta-feira, é lembrado o Dia Internacional do Consumidor, data que é marcada por uma série de promoções e descontos no comércio físico e online. O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon-PR, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, SEJU, dá dicas a quem pretende aproveitar a oportunidade para fazer compras, sem cair em ciladas. O alerta é sobre a importância de pesquisar bastante antes de finalizar uma compra, especialmente em ambiente virtual. Com métodos cada vez mais avançados, golpistas podem aproveitar a data para roubos de dados bancários e vendas falsas. Claudia Silvano, chefe do Procon-PR, ressalta que a atenção aos detalhes é fundamental. // SONORA CLAUDIA SILVANO //
Para evitar problemas, é importante verificar o endereço do site que aparece no navegador. Outra forma de evitar transtornos é, ao se deparar com uma promoção muito vantajosa, acessar diretamente o site da empresa, sem clicar no link do anúncio, e fazer a pesquisa manualmente. Verificar sites de opiniões de clientes e históricos de reclamações online também é uma forma de se prevenir. Os sites falsos não apenas servem para roubar dados de cartão de crédito, mas também para coletar dinheiro através de pagamentos por Pix, por exemplo, prometendo descontos ainda maiores. Além disso, oferecem o risco de propagação de vírus que roubam outros dados sensíveis das pessoas. Claudia reforça que no comércio local também é preciso estar atento às promoções. Outra recomendação importante ao consumidor é ficar atento aos prazos de trocas e devoluções. Outra iniciativa do Governo do Estado que marca o Dia do Consumidor é o lançamento da campanha #desligueotelefone do Procon-PR. O objetivo é alertar sobre golpes praticados em ambiente virtual. A campanha alerta o consumidor para que desligue o telefone sempre que receber ligações de alguém se passando por gerente ou funcionário de banco, para evitar informar dados sensíveis, como número de contas ou senhas, e não cair em golpes e levar prejuízos. A campanha é divulgada pelas redes sociais do Procon Paraná e da Secretaria da Justiça e Cidadania. (Repórter: Victor Luís)
Para evitar problemas, é importante verificar o endereço do site que aparece no navegador. Outra forma de evitar transtornos é, ao se deparar com uma promoção muito vantajosa, acessar diretamente o site da empresa, sem clicar no link do anúncio, e fazer a pesquisa manualmente. Verificar sites de opiniões de clientes e históricos de reclamações online também é uma forma de se prevenir. Os sites falsos não apenas servem para roubar dados de cartão de crédito, mas também para coletar dinheiro através de pagamentos por Pix, por exemplo, prometendo descontos ainda maiores. Além disso, oferecem o risco de propagação de vírus que roubam outros dados sensíveis das pessoas. Claudia reforça que no comércio local também é preciso estar atento às promoções. Outra recomendação importante ao consumidor é ficar atento aos prazos de trocas e devoluções. Outra iniciativa do Governo do Estado que marca o Dia do Consumidor é o lançamento da campanha #desligueotelefone do Procon-PR. O objetivo é alertar sobre golpes praticados em ambiente virtual. A campanha alerta o consumidor para que desligue o telefone sempre que receber ligações de alguém se passando por gerente ou funcionário de banco, para evitar informar dados sensíveis, como número de contas ou senhas, e não cair em golpes e levar prejuízos. A campanha é divulgada pelas redes sociais do Procon Paraná e da Secretaria da Justiça e Cidadania. (Repórter: Victor Luís)