Procon-PR pesquisa a percepção dos consumidores sobre planos de telefonia móvel
22/09/2025
O celular se tornou indispensável no dia a dia e, para entender melhor a opinião dos consumidores sobre os serviços prestados, o Procon Paraná realizou uma pesquisa online nos dias 18 e 19 de setembro. Ao todo, 2 mil e 100 pessoas participaram, apontando como avaliam os planos de telefonia móvel. O levantamento mostra que pouco mais de 51% dos entrevistados consideram que as informações sobre seus planos não são claras. Além disso, cerca de 77% afirmaram já ter tido problemas com a operadora. Apenas 16% disseram estar totalmente satisfeitos, enquanto 64% estão apenas parcialmente satisfeitos e 19% insatisfeitos. O secretário da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, reforça que a pesquisa evidencia a necessidade de mais clareza e qualidade no atendimento das operadoras. // SONORA VALDEMAR JORGE //
Segundo o Procon, dos quase 100 mil atendimentos registrados em 2025 na plataforma consumidor.gov.br, cerca de 15 mil estão relacionados a problemas com empresas de telecomunicações, como telefonia, TV por assinatura e internet. As principais queixas envolvem cobranças indevidas, tarifas por serviços não solicitados, cobranças mesmo após o cancelamento e ofertas que não foram cumpridas. (Repórter: Gabriel Ramos)
Segundo o Procon, dos quase 100 mil atendimentos registrados em 2025 na plataforma consumidor.gov.br, cerca de 15 mil estão relacionados a problemas com empresas de telecomunicações, como telefonia, TV por assinatura e internet. As principais queixas envolvem cobranças indevidas, tarifas por serviços não solicitados, cobranças mesmo após o cancelamento e ofertas que não foram cumpridas. (Repórter: Gabriel Ramos)