Programa TaxiGov gera economia de R$ 3,7 milhões aos cofres públicos em 5 anos

11/09/2025
O Governo do Paraná registrou uma economia de três milhões e 700 mil reais nos cinco anos de funcionamento do TaxiGov, o programa de deslocamento para servidores em atividades administrativas. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Administração e da Previdência, por meio da Coordenação de Mobilidade e Transporte Oficial. Em operação desde 2020, o TaxiGov já possibilitou mais de 115 mil corridas, totalizando cerca de um milhão de quilômetros rodados, a um custo médio de R$ 3,89/km, gerando economia de quase quatro milhões de reais na comparação com o sistema tradicional com motoristas e carros próprios. O programa atende a todos os órgãos e entidades do Governo do Paraná, e o uso é obrigatório. A principal vantagem da iniciativa é a economia de recursos públicos, reduzindo custos de combustível, manutenção, depreciação de veículos e pagamento de motoristas. Com o TaxiGov, também há melhorias na transparência e na disponibilidade, já que o serviço fica à disposição 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Para usar o TaxiGov, o servidor deve baixar o aplicativo “TaxiGovPR” no celular, permitir que o aplicativo tenha acesso à localização, e fazer o cadastro. Em seguida, o usuário indica o ponto de partida e o destino, e abre a aba para selecionar o pagamento, escolhendo a opção “Voucher eletrônico”. Por fim, o servidor decide entre solicitar a corrida imediatamente, ou agendar. Além de trazer economia para o Estado e contribuir com a gestão pública, o TaxiGov traz benefícios aos servidores que fazem deslocamentos para atividades administrativas.

Uma pesquisa conduzida pela Coordenação de Mobilidade e Transporte Oficial realizada com mais de 30 órgãos do Estado indicou satisfação dos servidores com o TaxiGov, principalmente nos índices de profissionalismo, limpeza e conforto, instalação do aplicativo, e cadastro no serviço. (Repórter: Gustavo Vaz)