Quatro empresas disputam a restauração da PRC-466 entre Manoel Ribas e Pitanga
18/08/2025
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, o DER, realizou nesta segunda-feira a sessão de disputa do edital para a restauração e ampliação da PRC-466, entre Manoel Ribas e Pitanga, na região central do Estado. Quatro empresas participaram da licitação. A Ellenco Construções apresentou a proposta mais vantajosa, de 231 milhões 670 mil reais, e agora precisa enviar planilha atualizada e documentos para análise do DER. Duas concorrentes foram desclassificadas por apresentarem preços muito acima ou muito abaixo do orçamento estimado. A obra vai atender 43 quilômetros da rodovia, começando no acesso à subestação de Furnas, em Manoel Ribas, e seguindo até o entroncamento com a PR-460, em Pitanga. A pista será totalmente restaurada em concreto, usando a técnica whitetopping, que aproveita o pavimento asfáltico existente como base para o novo pavimento rígido. Em trechos críticos, serão feitas faixas adicionais de ultrapassagem. Dois novos viadutos do tipo rótula em desnível serão construídos: um em Manoel Ribas, no cruzamento com a PRC-487, e outro em Pitanga, substituindo a interseção com a Rua da Liberdade. Em ambos os trechos, a PRC-466 será elevada, com o tráfego das vias secundárias passando por baixo e acesso controlado por vias marginais. A restauração também inclui melhorias nos acessos à subestação de Furnas, à cidade de Manoel Ribas e à Comunidade de Barra Santa Salete, além da pavimentação asfáltica nos demais pontos regulamentados da rodovia. O prazo total da obra é de 870 dias. Os primeiros 180 serão dedicados a estudos e elaboração do projeto executivo, e os 690 dias restantes, à execução dos serviços de restauração e ampliação. (Repórter: Gabriel Ramos)