R$ 70,8 milhões: governador entrega veículos e equipamentos para fortalecer gestão ambiental
10/06/2026
Para reforçar os serviços ambientais prestados pelos municípios e ampliar a capacidade de fiscalização em todo o Estado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quarta-feira, no Palácio Iguaçu, um pacote de equipamentos avaliado em 70 milhões e 800 mil reais. A iniciativa beneficia 133 cidades paranaenses com 129 caminhões da Patrulha Ambiental, 30 caminhonetes destinadas às equipes do Instituto Água e Terra, nove lanchas, seis barcos a motor e cinco trituradores de galhos. Principal investimento da ação, os novos caminhões serão destinados a 129 municípios para apoiar atividades como abastecimento de água, combate a incêndios, limpeza urbana, coleta de resíduos e saneamento rural. O lote inclui 25 caminhões-baú, 28 compactadores de lixo, 23 limpa-fossas, 22 caminhões-pipa e 31 poliguindastes, em um investimento de 58 milhões. Segundo Ratinho Junior, os equipamentos reforçam a estrutura dos municípios para ações de sustentabilidade e gestão de resíduos. // SONORA RATINHO JUNIOR //
As entregas integram a Patrulha Ambiental, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e pelo Instituto Água e Terra para fortalecer a estrutura dos municípios em ações de preservação ambiental, saneamento e gestão de resíduos. Desde 2019, o Governo do Paraná já disponibilizou aos municípios 884 veículos, 100 kits de equipamentos e 67 trituradores de galhos por meio da Patrulha Ambiental. O investimento acumulado supera 290 milhões e 600 mil reais. O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, também destaca a importância dessa entrega. // SONORA EVERTON SOUZA //
Entre os municípios contemplados está o de Santa Fé, no Noroeste do Estado, que vai receber um caminhão para a coleta seletiva. Segundo o prefeito Edson Palotta, o veículo vai fortalecer o trabalho já desenvolvido pelo município na área ambiental. // SONORA EDSON PALOTTA //
O Governo do Estado também ampliou a estrutura de fiscalização ambiental. Foram entregues 30 caminhonetes Ford Ranger adaptadas para atender os escritórios regionais e a sede do IAT em Curitiba. Equipados com guincho, giroflex, sirene e acessórios específicos para operações em campo, os veículos serão empregados em ações de combate a crimes ambientais, monitoramento de desmatamentos, fiscalização de queimadas e transporte de equipes técnicas. O pacote desta quarta contempla ainda 9 lanchas e 6 barcos a motor destinados aos escritórios regionais do instituto. (Repórter: Victor Luís)
As entregas integram a Patrulha Ambiental, programa coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e pelo Instituto Água e Terra para fortalecer a estrutura dos municípios em ações de preservação ambiental, saneamento e gestão de resíduos. Desde 2019, o Governo do Paraná já disponibilizou aos municípios 884 veículos, 100 kits de equipamentos e 67 trituradores de galhos por meio da Patrulha Ambiental. O investimento acumulado supera 290 milhões e 600 mil reais. O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, também destaca a importância dessa entrega. // SONORA EVERTON SOUZA //
Entre os municípios contemplados está o de Santa Fé, no Noroeste do Estado, que vai receber um caminhão para a coleta seletiva. Segundo o prefeito Edson Palotta, o veículo vai fortalecer o trabalho já desenvolvido pelo município na área ambiental. // SONORA EDSON PALOTTA //
O Governo do Estado também ampliou a estrutura de fiscalização ambiental. Foram entregues 30 caminhonetes Ford Ranger adaptadas para atender os escritórios regionais e a sede do IAT em Curitiba. Equipados com guincho, giroflex, sirene e acessórios específicos para operações em campo, os veículos serão empregados em ações de combate a crimes ambientais, monitoramento de desmatamentos, fiscalização de queimadas e transporte de equipes técnicas. O pacote desta quarta contempla ainda 9 lanchas e 6 barcos a motor destinados aos escritórios regionais do instituto. (Repórter: Victor Luís)


