Realizada pela Unicentro, mostra de arte valoriza cultura e compartilha práticas na educação de surdos

23/09/2021
A Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, é uma das parceiras na realização da III Mostra Arte Surda, que acontece no campus de Irati, até esta quinta-feira. A cerimônia de encerramento começa às 7 horas da noite e vai ser transmitida pelo canal no Youtube Unicentro TV, onde também vai estar disponibilizado o conteúdo de todo o evento, incluindo as palestras. A Mostra antecipa as ações do Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro.

“Contemporaneidade” é o tema desta terceira edição da Mostra Arte Surda. Além de dar visibilidade à cultura surda, o evento tem como objetivo compartilhar conhecimentos e práticas na educação de surdos a partir do olhar da arte.

Além da Unicentro, a iniciativa envolve a regional de Guarapuava do Centro de Apoio ao Surdo e aos Profissionais da Educação de Surdos do Paraná.

No primeiro dia do evento, a professora, pesquisadora e atriz surda Rafaela Hoebel conduziu uma palestra sobre a contemporaneidade da arte surda. Comunicando-se em Libras, Rafaela destacou as principais características da arte surda contemporânea e como algumas questões pontuais, como a pandemia da Covid-19, trouxeram mudanças para a visibilidade das produções artísticas desta comunidade.

A professora surda é também atriz no grupo Mãos Azuis Projetos Artes Surdas, que reúne surdos e ouvintes em um projeto artístico com foco na arte surda sinalizada.

Mais informações sobre a III Mostra Arte Surda, acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)