Sanepar divulga nova tabela de rodízio de água para Curitiba e região metropolitana
20/05/2020
Desde segunda-feira, a Sanepar adotou um novo sistema de Desde segunda-feira, a Sanepar adotou um novo sistema de rodízio no fornecimento de água em Curitiba e região metropolitana, com a incorporação de novas localidades. Também houve antecipação do horário inicial do rodízio, para as quatro horas da tarde, com a escala de encerramento prevista para as quatro da tarde do dia seguinte e um período de até 12 horas para normalização. As mudanças ocorrem em função do agravamento da crise hídrica no Estado, com a frustração da expectativa de chuvas na última semana, e também em cumprimento do decreto estadual que instituiu Situação de Emergência Hídrica em todo o Paraná, por 180 dias. A análise técnica diária continuará sendo mantida pela Sanepar para definir outras ações de redução dos impactos da seca severa, incluindo novos mecanismos de captação de água e até mesmo a antecipação de obras que melhoram a performance do sistema. O horário de término do rodízio não representa o retorno imediato da água, já que o abastecimento é retomado gradativamente para evitar alta pressão e rompimento de rede. A orientação é que os moradores façam uso racional da água, atentando para hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do coronavírus. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem. Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A Sanepar recomenda reservatórios de pelo menos 500 litros, o que possibilita ter água por 24 horas, no mínimo. É possível consultar o mapa para saber a região afetada todos os dias. Na tabela, quando houver repetição do nome de bairros, tratam-se de regiões diferentes no mesmo bairro. A Sanepar envia mensagem de texto para o celular dos clientes com avisos de falta d´água e outras orientações. Para isso, é preciso ter o telefone cadastrado no sistema da companhia. A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no aplicativo Sanepar Mobile ou no site sanepar.com.br. Para qualquer acesso, o cliente precisa do número da matrícula do imóvel. A tabela do rodízio pode ser consultada no site da companhia, ou pelo xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)