Sanepar e Prefeitura inauguram nova Estação de Tratamento de Esgoto em Quedas do Iguaçu

13/06/2026
A Sanepar e a Prefeitura de Quedas do Iguaçu oficializaram neste sábado a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Campo Novo, no bairro São Cristóvão. O evento marcou a entrega da nova estrutura, que substitui o sistema anterior, consolidando um avanço para a saúde pública e o meio ambiente do município. Para construir a nova estação, foram investidos cerca de 17 milhões e 400 mil reais. O novo módulo tem impacto direto na eficiência do tratamento de esgoto da cidade e impulsiona o alcance das metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento. A nova unidade funciona em formato modular e tem capacidade para tratar 40 litros de esgoto por segundo. A estrutura conta com um novo transformador de energia de alta potência, com novos quadros de comando, infraestrutura e instalações elétricas integradas. O grande diferencial operacional fica por conta do moderno sistema de automação, que permite tanto a operação automática local via Interface Homem-Máquina, quanto a supervisão remota realizada por meio do Centro de Controle Operacional da Sanepar em Guarapuava. (Repórter: Gustavo Vaz)