Sanepar vistoria ligações de esgoto de 500 imóveis em Toledo
25/05/2022
A Sanepar está fazendo uma vistoria técnica operacional nas ligações de esgoto em imóveis residenciais em Toledo. Vão ser visitados cerca de 500 domicílios. O objetivo é verificar se as ligações dos imóveis à rede coletora de esgoto foram executadas corretamente, se as instalações hidrossanitárias estão em conformidade com as orientações da Sanepar e se atendem a legislação ambiental. O trabalho é feito pelas equipes da empresa RCM, contratada pela Companhia. Os agentes socioambientais foram treinados para a atividade e usam uniforme com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Os testes são feitos com corantes à base de água. Ao final da vistoria, se o imóvel estiver com todas as instalações corretas, os agentes emitem um certificado de regularidade. Em caso de situação irregular ou fora do padrão exigido pela Sanepar, o cliente é orientado, notificado, e terá um prazo para fazer a regularização. As vistorias não têm custo para os clientes e são fundamentais para garantir o bom funcionamento da coleta e do tratamento de esgoto. O trabalho das equipes depende de autorização do morador para terem acesso ao imóvel e vistoriarem os pontos de lançamento de esgoto doméstico do banheiro, cozinha e lavanderia. Todo o esgoto desses lugares deve ser destinado à rede pública da Sanepar, que faz a coleta e o tratamento adequados. O gerente regional da Sanepar Eduardo Arrosi destaca a importância da correta ligação de esgoto para o meio ambiente e saúde pública.// SONORA EDUARDO ARROSI.//
A Sanepar reforça que é preciso dar atenção à necessidade da caixa de gordura e à destinação da água das calhas, que vem da chuva, para as galerias de águas pluviais. Esta é uma das principais irregularidades, junto com o despejo de lixo e gordura na rede coletora. Isso causa transtornos para a Sanepar e também para o cliente, pois pode haver transbordamento de esgoto nas ruas e refluxo para dentro do imóvel. Em caso de dúvida, o contato com a Sanepar pode ser feito pelo telefone 0800-200-0115 ou na Central de Relacionamento com o Cliente em Toledo. (Repórter: Flávio Rehme)
A Sanepar reforça que é preciso dar atenção à necessidade da caixa de gordura e à destinação da água das calhas, que vem da chuva, para as galerias de águas pluviais. Esta é uma das principais irregularidades, junto com o despejo de lixo e gordura na rede coletora. Isso causa transtornos para a Sanepar e também para o cliente, pois pode haver transbordamento de esgoto nas ruas e refluxo para dentro do imóvel. Em caso de dúvida, o contato com a Sanepar pode ser feito pelo telefone 0800-200-0115 ou na Central de Relacionamento com o Cliente em Toledo. (Repórter: Flávio Rehme)