Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
19/06/2026
A Secretaria da Saúde do Paraná alerta a população para a chegada de uma onda de frio que deve provocar queda acentuada das temperaturas em todo o Estado nos próximos dias. De acordo com as previsões meteorológicas, as mínimas poderão ficar abaixo dos 10°C em grande parte das regiões paranaenses, enquanto as máximas permanecerão reduzidas por vários dias consecutivos, caracterizando um episódio de frio rigoroso, aumentando o desconforto térmico. O secretário de Estado da Saúde, César Neves, reforça a importância da vacinação contra a gripe e a Covid-19. // SONORA CESAR NEVES //
Além disso, é necessária a adoção de medidas preventivas para reduzir o risco de agravamento de doenças típicas do inverno, como pneumonias, bronquites, crises asmáticas e outras infecções respiratórias. É necessário usar roupas adequadas para proteger o corpo do frio, manter boa hidratação e alimentação equilibrada, mesmo com a redução da sensação de sede, priorizar bebidas quentes e refeições como sopas e caldos para auxiliar na manutenção da temperatura corporal, evitar o consumo excessivo de álcool, que pode aumentar o risco de hipotermia, manter o acompanhamento regular de doenças crônicas, higienizar frequentemente as mãos e adotar etiqueta respiratória e procurar atendimento médico diante de sintomas como dificuldade para respirar, confusão mental, dor no peito, febre persistente, tremores intensos, sonolência excessiva e fala arrastada. A imunização é especialmente recomendada para os grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos e gestantes. (Repórter: Gustavo Vaz)
Além disso, é necessária a adoção de medidas preventivas para reduzir o risco de agravamento de doenças típicas do inverno, como pneumonias, bronquites, crises asmáticas e outras infecções respiratórias. É necessário usar roupas adequadas para proteger o corpo do frio, manter boa hidratação e alimentação equilibrada, mesmo com a redução da sensação de sede, priorizar bebidas quentes e refeições como sopas e caldos para auxiliar na manutenção da temperatura corporal, evitar o consumo excessivo de álcool, que pode aumentar o risco de hipotermia, manter o acompanhamento regular de doenças crônicas, higienizar frequentemente as mãos e adotar etiqueta respiratória e procurar atendimento médico diante de sintomas como dificuldade para respirar, confusão mental, dor no peito, febre persistente, tremores intensos, sonolência excessiva e fala arrastada. A imunização é especialmente recomendada para os grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos e gestantes. (Repórter: Gustavo Vaz)


