Secretaria da Saúde descentraliza vacinas da Pzifer para imunização em nove municípios

25/05/2021
O Governo do Estado descentralizou vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech para nove municípios do Paraná nesta segunda-feira. Ao todo, 39.780 doses foram distribuídas para Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que a opção por descentralizar as doses da Pfizer, foi para que mais municípios possam ter acesso a esse imunizante, dando continuidade à vacinação em todo o Estado, principalmente neste grupo que inclui gestantes e mulheres que tiveram bebês em menos de 45 dias, visto que essas mulheres não têm a recomendação de tomar a vacina AstraZeneca, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. Beto Preto acrescentou que a secretaria tem orientado as Regionais de Saúde e os municípios para que sigam as recomendações de atendimento aos grupos na ordem definida pelo Ministério da Saúde, evitando falta de doses para atendimento a população. //SONORA BETO PRETO//
Na tarde desta segunda-feira, os nove municípios contemplados receberam as doses enviadas pelo Cemepar, Centro de Medicamentos do Paraná, com o apoio de aeronaves do Governo do Estado e demais veículos da frota da Secretaria de Estado da Saúde.
O secretário afirmou que quando há disponibilidade de vacinas e medicamentos, as equipes realizam uma força-tarefa para agilizar o envio, seja ele aéreo ou terrestre, possibilitando que essas doses cheguem o quanto antes ao braço dos paranaenses. //SONORA BETO PRETO//
Este é o terceiro lote da Pfizer/BioNTech enviado pelo Ministério da Saúde ao Paraná desde o início deste mês. Ao todo, o Paraná recebeu 140 mil e 400 doses da Pfizer/BioNTech até o momento. (Repórter: Flávio Rehme)