Secretaria de Estado da Educação capacita servidores para ensino em tempo integral
04/02/2020
Cerca de 450 servidores que vão atuar nas escolas exclusivas de ETI, Educação em Tempo Integral, estão em Curitiba até sexta-feira para formação específica da área. São professores, diretores, pedagogos e técnicos dos Núcleos Regionais de Educação que participam de palestras, dinâmicas e oficinas com exercícios voltados à elaboração de planos de ação e guias de aprendizagem, que serão utilizados para o planejamento das aulas. Em 2020, 15 escolas de 10 núcleos serão exclusivamente de ETI. As instituições vão funcionar em turno único, com nove aulas por dia. Os alunos terão também uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, totalizando nove horas diárias de atividades e 45 horas semanais. Uma das premissas do modelo pedagógico da ETI é a Pedagogia da Presença, que propõe ao aluno assumir o papel de protagonista no processo de ensino e aprendizagem. O professor, por sua vez, não deve atuar somente com foco na docência, mas de modo a inspirar os estudantes na construção de um mundo melhor. Com esse modelo, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte busca formar o indivíduo ética, cultural, política, física e cognitivamente, além de ajudar o jovem a organizar melhor o tempo. Técnica pedagógica do Núcleo de Umuarama, no Noroeste do Estado, Rosa Vicente Peres conta que esse será o primeiro ano do núcleo com uma escola que vai funcionar exclusivamente em ETI.// SONORA ROSA VICENTE.//
Ao fomentar o protagonismo juvenil dos estudantes, as equipes das escolas de ETI terão como objetivo orientar os adolescentes para descobrir aonde querem chegar e, assim, ajudá-los nessa jornada. Serão fomentados Clubes de Protagonismo, desenvolvidos pelos próprios estudantes para que possam explorar em conjunto seus interesses. Ainda, os professores serão incentivados a ocupar um espaço de mentoria. Para Jaison Kurylo, que atua no Núcleo de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Estado, enxergar o estudante como protagonista é fundamental para um processo eficaz de ensino e aprendizagem.// SONORA JAISON KURYLO.//
Justamente por conta dessa formação específica para os profissionais que vão atuar em escolas de ETI é que o ano letivo vai começar em data diferenciada nessas instituições. Enquanto a maioria dos estudantes da rede estadual de ensino volta às salas nesta quarta-feira, as aulas para os jovens matriculados nas 15 escolas exclusivas de ETI começam na segunda. Ainda, como os dias de Estudo e Planejamento dos primeiros trimestres estarão concentrados em fevereiro, os dias 15 de maio e 20 e 21 de julho, que são dias de Estudo e Planejamento no Calendário Escolar 2020 regular, serão dias letivos para os alunos e para a equipe escolar das escolas de Tempo Integral. O calendário completo pode ser acessado no site educacao.pr.gov.br. Lá também está disponível a lista dos colégios que passarão a ser exclusivamente de Educação em Tempo Integral em 2020. (Repórter: Wyllian Soppa)
Ao fomentar o protagonismo juvenil dos estudantes, as equipes das escolas de ETI terão como objetivo orientar os adolescentes para descobrir aonde querem chegar e, assim, ajudá-los nessa jornada. Serão fomentados Clubes de Protagonismo, desenvolvidos pelos próprios estudantes para que possam explorar em conjunto seus interesses. Ainda, os professores serão incentivados a ocupar um espaço de mentoria. Para Jaison Kurylo, que atua no Núcleo de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Estado, enxergar o estudante como protagonista é fundamental para um processo eficaz de ensino e aprendizagem.// SONORA JAISON KURYLO.//
Justamente por conta dessa formação específica para os profissionais que vão atuar em escolas de ETI é que o ano letivo vai começar em data diferenciada nessas instituições. Enquanto a maioria dos estudantes da rede estadual de ensino volta às salas nesta quarta-feira, as aulas para os jovens matriculados nas 15 escolas exclusivas de ETI começam na segunda. Ainda, como os dias de Estudo e Planejamento dos primeiros trimestres estarão concentrados em fevereiro, os dias 15 de maio e 20 e 21 de julho, que são dias de Estudo e Planejamento no Calendário Escolar 2020 regular, serão dias letivos para os alunos e para a equipe escolar das escolas de Tempo Integral. O calendário completo pode ser acessado no site educacao.pr.gov.br. Lá também está disponível a lista dos colégios que passarão a ser exclusivamente de Educação em Tempo Integral em 2020. (Repórter: Wyllian Soppa)