UEM lança o programa Patrulheiros da Sustentabilidade em Toledo

17/04/2026
O Programa Patrulheiros da Sustentabilidade, da UEM, avançou mais um passo com o lançamento em Toledo, no Oeste. A cerimônia, realizada nesta quinta-feira, no Centro de Eventos do município, envolveu entregas do Manual de Boas Práticas e da história em quadrinhos da Tropa Sustentável. Além disso, marcou a última etapa da formação dos multiplicadores, que iniciaram a capacitação técnica nesta sexta-feira. Mais de três mil operadores de maquinário da linha amarela, como motoniveladoras, tratores, pás carregadeiras, escavadeiras e rolos compactadores serão capacitados nesta etapa, que recebe investimentos de sete milhões e 500 mil reais e busca melhorar a trafegabilidade de estradas rurais, diminuir o assoreamento de rios, aumentar a proteção do solo, formar mão de obra técnica e fortalecer a competitividade agrícola no Estado. O principal objetivo é fortalecer a relação entre produção agrícola e preservação ambiental. A UEM e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico são responsáveis pela realização técnica e científica do programa, que tem apoio do Sistema Estadual da Agricultura, da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os bolsistas selecionados como multiplicadores também estiveram presentes no evento. As ações abrangem 23 municípios, com atuação dos núcleos regionais do IDR-Paraná e envolvem mapeamento de estradas e nascentes, capacitação de equipes locais, apoio técnico às prefeituras e difusão de boas práticas ambientais. O projeto também prevê a recuperação de 23 nascentes, a criação de uma plataforma digital para monitoramento territorial, certificações, desenvolvimento de materiais didáticos e capacitação de mais de 2.700 profissionais envolvidos na rotina de manutenção rural. Além da capacitação, os operadores recebem uniformes e equipamentos de proteção individual padronizados, reforçando a profissionalização e a segurança durante o trabalho. (Repórter: Gustavo Vaz)