Última semana de outono terá amanhecer gelado e tardes mais quentes no Paraná

15/06/2026
O inverno chega no próximo domingo, e a última semana de outono tem as características da estação que se despede. No Paraná, de acordo com o Simepar, a amplitude térmica ganha destaque, com o amanhecer mais gelado e as temperaturas da tarde mais agradáveis. Os próximos dias de tempo estável chegam depois de muita chuva. Nestes primeiros 15 dias de junho, já ultrapassaram a média histórica de volume de chuva para todo o mês as estações meteorológicas do Simepar que ficam em Altônia, Apucarana, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cianorte, Jaguariaíva, Londrina, Ponta Grossa e Umuarama. No domingo, a chuva fraca voltou a se espalhar por várias regiões do Paraná, mas com volumes menores do que 20 mm. Samuel Braun, meteorologista do Simepar, destaca que, nesta segunda-feira, a instabilidade continua. // SONORA SAMUEL BRAUN //

Na terça-feira, o dia amanhece novamente com presença de muitas nuvens, principalmente da faixa central até o Leste do Paraná, mas gradualmente a nebulosidade e os nevoeiros perdem intensidade. Samuel Braun afirma que o aparece na maior parte do Paraná na tarde da terça-feira. // SONORA SAMUEL BRAUN //

Essa amplitude térmica continua na quarta e quinta-feira. Samuel Braun alerta que há possibilidade de geada no Sudoeste e no Sul na quarta. // SONORA SAMUEL BRAUN //

Não esquenta muito. As temperaturas mais altas do estado ficam próximas de 23°C em cidades das faixas Norte e Oeste do Paraná, uma diferença de mais de dez graus das temperaturas registradas ao amanhecer nas cidades destas regiões. Já na sexta-feira, outra frente fria avança e muda as condições do tempo. (Repórter: Gustavo Vaz)