Vestibular da UEL oferta 3.125 vagas; inscrições encerram na próxima quarta-feira

27/10/2021
A UEL, Universidade Estadual de Londrina, está se preparando para receber os candidatos ao Vestibular 2022, que será realizado em data única, em 6 de março de 2022. São 2 mil 509 vagas, mais 616 pelo Sistema de Seleção Unificada, SISU, totalizando 3 mil 125, em 52 cursos de graduação. Quem ainda não fez a inscrição tem até as 11 e 59 da noite do dia 3 de novembro.

A logística habitual do concurso, que abrange desde a identificação dos estudantes até as alterações no trânsito para acesso ao Campus, será somada a um rígido protocolo sanitário, garantindo a tranquilidade aos vestibulandos.

Além do protocolo, uma das adaptações devido a pandemia é a data única e a própria prova. Ela será dividida em duas partes: a primeira com 36 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais relacionados ao conteúdo do Ensino Médio; 10 de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, e quatro de Língua Estrangeira. A segunda parte será composta pela redação, uma produção textual em prosa.

Como as inscrições para o Vestibular 2022 ainda não encerraram, não é possível quantificar quantos serão os inscritos e a concorrência por vaga em cada curso. Os concursos anteriores tiveram uma média de 23 mil candidatos.

Existe uma grande expectativa quanto à concorrência para 2022. O Enem, assim como universidades públicas renomadas, como a USP e a Unicamp, que já encerraram o prazo de inscrições, constataram uma significativa redução no número de inscritos.

A professora Sandra Regina de Oliveira Garcia, titular da Coordenadoria de Processos Seletivos, tem a mesma perspectiva. Ela fala no “desânimo” que acometeu os estudantes, que sentem a perda na aprendizagem.// SONORA SANDRA REGINA DE OLIVEIRA GARCIA.//

Para a pedagoga, toda uma geração de alunos foi prejudicada, incluindo os de Ensino Fundamental, em grande parte pela falta de acesso à tecnologia e aos conteúdos.

A UEL foi uma das instituições que conseguiu contornar o problema. No entanto, ainda vai sentir os efeitos desta perda de aprendizagem por muitos anos.

A Universidade está preparada para receber tanto os vestibulandos quanto os novos ingressantes quando as aulas começarem. Os Colegiados de Curso, por exemplo, também estão se preparando para o retorno presencial, que deve ocorrer em 24 de janeiro.
A UEL oferece uma série de serviços para melhorar não só o aprendizado, mas muitos outros aspectos da vida universitária, das bibliotecas à assistência à saúde. O aluno, como membro da comunidade universitária, é beneficiário de vários programas de apoio.

O estudante conta com o Restaurante Universitário, Moradia Estudantil e programas de apoio à saúde física, mental e assistência social.

Mais informações sobre o Vestibular da UEL, acesse o site www.aen.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)