Vice-governador recebe comitiva da Índia para debater instalação de supercomputadores no Paraná

16/06/2026
O vice-governador Darci Piana recebeu nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, uma comitiva oficial do C-DAC, Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada da Índia, ligado ao Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia. O encontro visou dar continuidade às tratativas de transferência de conhecimento para a instalação de supercomputadores no Paraná e tratar da abertura de uma sede do C-DAC no Paraná, o C-DAC Unit Brazil. O projeto representa um marco para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a cooperação bilateral entre o Paraná e a Índia. Em abril de 2024, durante missão internacional organizada pela Invest Paraná, o Governo do Estado assinou um Memorando de Entendimento com o C-DAC que estabeleceu a base da parceria, não de compra de equipamentos prontos, mas da transferência do conhecimento para que as máquinas fossem montadas no Paraná. Em janeiro deste ano, a Fundação Araucária e o C-DAC firmaram uma Carta de Intenção prevendo a criação do C-DAC Brazil Unit, com sede inicial em Curitiba, para montagem e suporte operacional dos sistemas de alta capacidade. Darci Piana explicou que serão instalados sete supercomputadores, um em cada universidade estadual. // SONORA DARCI PIANA //

O encontro no Palácio Iguaçu dá sequência a uma agenda estratégica iniciada na segunda-feira, quando a comitiva estive na Fundação Araucária para conhecer o funcionamento da instituição e do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. (Repórter: Gustavo Vaz)