Violência contra a mulher: Estado mobiliza municípios para a 4ª Caminhada do Meio-Dia
19/06/2026
Faltando pouco mais de um mês para a 4ª Caminhada do Meio-Dia, o Governo do Paraná já iniciou a mobilização de municípios e instituições para ampliar a participação na ação estadual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. Promovida pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, a caminhada acontece no dia 22 de julho, simultaneamente em diversas cidades paranaenses, como parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A mobilização tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a violência contra as mulheres, fortalecer a rede de proteção e ampliar o engajamento da população na prevenção e no enfrentamento ao feminicídio. Neste ano, a Secretaria intensificou a articulação com os municípios para ampliar a adesão ao movimento. Durante os meses de junho e julho, o órgão tem promovido reuniões e ações de mobilização com prefeitas e prefeitos, primeiras-damas, gestoras municipais, lideranças religiosas, profissionais da comunicação, conselhos de direitos e representantes da sociedade civil organizada. A iniciativa busca fortalecer o alcance da campanha e garantir uma participação ainda maior em todas as regiões do Estado. A mobilização conta com o apoio de instituições públicas, entidades da sociedade civil e diversos segmentos da comunidade paranaense. A proposta é reforçar o compromisso coletivo com a prevenção da violência de gênero e a construção de uma cultura de respeito e valorização da vida das mulheres. (Repórter: Gustavo Vaz)


