Adolescentes da socioeducação participam de Torneio Interestadual de Damas Online

Competição que reuniu jovens de diferentes unidades socioeducativas do país e teve como foco a integração e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio do jogo. Três unidades do sistema socioeducativo do Estado representaram o Paraná na disputa: o Cense Cascavel I, o Cense Londrina II e a Casa de Semiliberdade Feminina de Curitiba.
Publicação
13/03/2026 - 15:30

Confira o áudio desta notícia

Adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas do Paraná participaram, nesta sexta-feira (13), do I Torneio Interestadual de Damas Online, competição que reuniu jovens de diferentes unidades socioeducativas do país e teve como foco a integração e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio do jogo.

Três unidades do sistema socioeducativo do Estado representaram o Paraná na disputa: o Cense Cascavel I, o Cense Londrina II e a Casa de Semiliberdade Feminina de Curitiba. As instituições integram a rede estadual de 28 unidades socioeducativas administradas pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Paraná (Seju). Ao todo, oito adolescentes participaram da competição. O torneio foi realizado em formato totalmente on-line, por meio da plataforma digital LiDraughts, especializada em jogos de damas.

A iniciativa foi organizada pela Fundação CASA, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, e reuniu adolescentes de 15 estados diferentes (Rondônia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Acre, Maranhão, Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Alagoas, Roraima, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo), promovendo uma competição saudável e incentivando o raciocínio lógico, a concentração e o respeito às regras entre os participantes.

A adolescente A. está animada com o torneio e confiante na vitória. “Eu gostei bastante, me preparei muito e estou com muita expectativa de vencer também”, disse a jovem. Já G. compartilha do mesmo entusiasmo: “Quero agradecer pela oportunidade de poder jogar. A gente treinou bastante e esperamos ganhar”, ressaltou.

Para o diretor de Justiça da Seju, Gerson Faustino Rosa, a prática de atividades esportivas como essa é uma ferramenta de transformação social que contribui para a reintegração de adolescentes. “Além da prática em si, promove-se a solidariedade, a aceitação da vitória e da derrota, a superação de barreiras pessoais, a disciplina, o respeito às regras, a percepção do trabalho em equipe e a melhoria da saúde mental e da autoestima, oferecendo perspectivas alternativas à delinquência”, afirmou. 

Alex Sandro da Silva  coordenador de Gestão do Sistema Socioeducativo do Estado afirma que a participação no torneio amplia as experiências socioeducativas. “O torneio acontece de forma remota, mas possibilita a conexão com adolescentes de outros estados e potencializa uma prática que já é desenvolvida nas unidades. Com certeza, esse momento cria condições para que os adolescentes percebam o mundo para além do universo em que estão atualmente”, ressaltou. 

O Paraná tem 19 Centros de Socioeducação (Cense) e nove Casas de Semiliberdade. Essa rede atende adolescentes em todo o Estado com programas de reeducação. As políticas baseiam-se nos princípios de atenção integral e prioritária do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, a partir da articulação de ações de prevenção de fatores de risco e promoção de fatores de proteção.

GALERIA DE IMAGENS