A aluna Laura Maria Vasconcellos Romanelli, do Centro Juvenil de Artes Plásticas, foi premiada em um concurso internacional de desenho. Com o tema voltado para o meio ambiente, ela alcançou o pódio dos melhores desenhos feitos por adolescentes de 13 a 15 anos, desenvolvendo uma narrativa visual que valoriza a fauna e a flora brasileiras.
O 16º Concurso Nacional de Desenho recebeu mais de 500 desenhos do Brasil e de Portugal sobre o tema "Vamos escutar a voz da Terra". Dentre tantas produções, o desenho de Laura se destacou e ela foi uma dos nove jovens premiados.
“Quando vi que era um concurso com a participação de outro país, tive certeza que queria representar o Brasil bem e por isso pesquisei bastante”, afirma Laura. “Li bastante sobre os animais em extinção, as espécies de árvores mais presentes no Brasil e quis colocar tudo no papel. Também dei destaque a figura de uma mulher indígena, que simboliza os povos tradicionais brasileiros”.
- “O Tira-dentes” transforma espaços culturais e escola do Paraná em cenário de terror
- Cultura abre consulta pública sobre edital de oficinas do Centre Pompidou Paraná
Laura Romanelli é aluna do CJAP há 4 anos. Já passou por diversas oficinas, mas agora se dedica ao desenho avançado, já alcançando destaque em outros concursos, como o Concurso Internacional do Cartaz sobre a Paz 2024/2025.
Ela destaca que o CJAP foi fundamental para reforçar sua paixão pela arte. “Sei que o que aprendo aqui vai permanecer na minha vida de alguma forma. Até penso em fazer uma formação que permita eu continuar desenvolvendo meu lado artístico, como Design Gráfico”, afirma.
Com 72 anos de história, o Centro Juvenil de Artes Plásticas se destaca nacionalmente por ser o único equipamento público do Brasil voltado exclusivamente para o ensino da arte para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. O CJAP permanece como uma importante instituição paranaense, compartilhando seu legado no ensino gratuito e na formação artística de jovens do Paraná.