Base da Polícia de Fronteira em Querência do Norte alcança 75% de conclusão

Com investimento de R$ 4,2 milhões, a unidade foi planejada para funcionar como centro de comando, planejamento e operações da Polícia de Fronteira, com foco na repressão qualificada ao crime organizado e no combate a ilícitos como tráfico de drogas, armas e contrabando.
Publicação
20/03/2026 - 20:30

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria da Segurança Pública realizou uma visita técnica às obras da base da Polícia de Fronteira, em Querência do Norte, nesta sexta-feira (20). A estrutura, considerada estratégica para o enfrentamento ao crime, já atingiu cerca de 75% de execução e deve reforçar a presença das forças de segurança na faixa de fronteira.

Com investimento de R$ 4,2 milhões, a unidade foi planejada para funcionar como centro de comando, planejamento e operações da Polícia de Fronteira, com foco na repressão qualificada ao crime organizado e no combate a ilícitos como tráfico de drogas, armas e contrabando.

A base contará com estrutura moderna e completa, incluindo espaços adequados para apoio e descanso das equipes, o que deve contribuir para melhores condições de trabalho e maior eficiência nas operações. Entre os diferenciais está a implantação de um heliponto, que permitirá ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança, com deslocamentos mais rápidos e atuação integrada em toda a região. A unidade também contará com canil, recurso essencial para o apoio em operações e no combate ao tráfico e outras atividades ilícitas.

O secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou o caráter estratégico da estrutura. “Estamos estruturando uma rede integrada de bases que fortalece a presença do Estado nas regiões de fronteira. Essa unidade foi planejada para atuar com inteligência, integração e rapidez, permitindo não apenas reagir, mas antecipar ações criminosas e aumentar a efetividade das forças de segurança”, afirmou.

O projeto foi desenvolvido de forma integrada, com participação da Polícia Militar por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Polícia Federal e Polícia Civil (PCPR), fortalecendo o compartilhamento de informações e a atuação conjunta entre as instituições. A proposta é atuar de forma estratégica, antecipando ações criminosas e ampliando o controle territorial.

a
Foto: Roberto Dziura/AEN


OUTRAS BASES – O projeto de fortalecimento da segurança de fronteira já conta com bases entregues nos municípios de Ribeirão Claro e Santa Helena, enquanto novas unidades estão previstas para Sengés, Porecatu, Itaguajé, Diamante do Norte, Icaraíma, Capanema, Vitorino e Campo do Tenente. A proposta é consolidar uma malha integrada de proteção terrestre, náutica e aérea, ampliando o controle das fronteiras e divisas do Paraná e fortalecendo a presença do Estado em áreas estratégicas.

A iniciativa integra a política do Governo do Paraná de investimento em segurança pública, com foco em estrutura, tecnologia e integração entre as forças policiais. Quando concluída, a base da Polícia de Fronteira deve consolidar Querência do Norte como ponto estratégico nas ações de segurança, contribuindo para a redução da criminalidade e maior sensação de segurança para a população.

GALERIA DE IMAGENS