Brinquedo ou roupa por mudas nativas: IAT lança campanha para o Dia das Crianças

Ação de educação ambiental estimula a troca de roupas infantis e brinquedos novos ou em bom estado por mudas de espécies nativas. Ponto de troca funciona no escritório regional do IAT em Curitiba, na Rua Engenheiros Rebouças, 1.375, no Rebouças, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Publicação
06/10/2025 - 09:30

Confira o áudio desta notícia

O Instituto Água e Terra (IAT) começou nesta segunda-feira (06) uma campanha solidária voltada para o Dia das Crianças, comemorado no domingo (12). A ação de educação ambiental estimula a troca de roupas infantis e brinquedos novos ou em bom estado por mudas de espécies nativas. O IAT é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

O ponto de troca funciona no escritório regional do IAT em Curitiba, na Rua Engenheiros Rebouças, 1.375, no Rebouças, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. A campanha vai até sexta-feira (10).

“Vamos ajudar instituições de caridade que cuidam de crianças, fazer com que tenham um dia mais feliz. E, quem ajuda, leva para casa uma muda de espécie nativa, colaborando para semear um futuro mais verde”, afirma a gerente do escritório de Curitiba e Região Metropolitana do IAT, Daniela Nicole Ferreira Castelar de Araújo.

A ação integra também o programa Paraná Mais Verde, que incentiva o plantio de mudas de espécies nativas do Paraná como forma aliar o desenvolvimento ambiental, econômico e social, bem como incentivar a população a plantar árvores, seja em área urbana ou rural, para colaborar no equilíbrio do clima. As mudas são plantadas em áreas que precisam ser recuperadas ou melhor arborizadas.

São seis linhas de ação: Revitaliza Viveiros, Viveiros Socioambientais, Incentivo a Espécies Ameaçadas de Extinção, Datas comemorativas, Parques Urbanos e Poliniza Paraná.

Todas as mudas são produzidas nos viveiros e laboratórios de sementes administrados pelo Instituto Água e Terra. Os viveiros estão localizados em São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão, Salgado Filho, Cascavel, Cornélio Procópio, Guarapuava, Fernandes Pinheiro, Ivaiporã, Jacarezinho, Morretes, Ibiporã, Mandaguari, Pato Branco, Tibagi, Pitanga, Paranavaí, Toledo, Umuarama e Paulo Frontin. Já os laboratórios de sementes ficam em São José dos Pinhais e em Engenheiro Beltrão.

O Governo do Estado distribuiu mais de 12 milhões de mudas de espécies nativas desde 2019 – 1,4 milhão apenas no primeiro semestre deste ano.

Mais informações sobre a campanha pelos telefones (41) 3213-3431 e (41) 3213-3403 ou pelo e-mail: iatcuritiba@iat.pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS