Capacitação sobre IA para gestores municipais está com inscrições no fim

O curso começa nesta semana e vai promover a qualificação de servidores públicos, com foco na aplicação prática, estratégica e ética da Inteligência Artificial (IA) em diferentes áreas da gestão pública, principalmente administrativa, financeira, jurídica, de segurança, planejamento e tecnologia.
Publicação
24/09/2025 - 14:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As inscrições para o curso “Jornada para os Municípios - Conexões Inteligentes: IA Aplicada à Gestão Pública” estão abertas somente até as 8h30 desta quinta-feira (25), quando começa a capacitação. A ação é voltada a gestores públicos municipais, principalmente àqueles atuando na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O curso começa nesta semana e vai promover a qualificação de servidores públicos, com foco na aplicação prática, estratégica e ética da Inteligência Artificial (IA) em diferentes áreas da gestão pública, principalmente administrativa, financeira, jurídica, de segurança, planejamento e tecnologia.

A Jornada é promovida pela Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP), por meio da Escola de Gestão do Paraná. “A Jornada para os Municípios une duas coisas muito importantes: a qualificação a respeito do uso da Inteligência Artificial, e a maior atenção à Região Metropolitana de Curitiba, que tem grande relevância no nosso Estado. Com esse curso, a relação entre o Governo do Paraná e essas cidades deve trazer ainda mais qualidade aos serviços prestados à população”, afirma o secretário da Administração e da Previdência, Luizão Goulart.

A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, ligada à Prefeitura de Curitiba, com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Escola Virtual de Governo (EV.G), com participação da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA).

O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, afirma que o Paraná trabalha para ser referência em IA no país, e que esse trabalho passa também pela capacitação. “Estamos preparando os servidores para utilizar a Inteligência Artificial de forma estratégica, sempre com responsabilidade e foco na melhoria do atendimento à população”, afirma.

Além de servidores da RMC, o projeto está aberto a servidores estaduais e federais, estudantes, profissionais da área pública e demais interessados em inovação, transformação digital e aplicação da Inteligência Artificial na gestão pública.

ABERTURA – A primeira etapa da iniciativa acontece nesta quinta-feira (25), com a cerimônia de abertura e uma palestra magna com o tema “Inovar é Público: Inteligência Artificial e os Novos Caminhos da Gestão”. A ação será no Palácio das Araucárias, no Auditório Mario Lobo, das 8h30 às 12h, com organização da Escola de Gestão do Paraná (EGP).

Para a diretora da EGP, Aline Albano Justus, a capacitação representa um movimento de aproximação entre tecnologia e gestão pública. “A Inteligência Artificial já faz parte do cotidiano da sociedade e precisa ser incorporada também à administração pública, como ferramenta para decisões mais assertivas, serviços mais eficientes e políticas públicas mais inovadoras”, diz.

A palestra magna do evento, a partir das 10h20, será apresentada pelo Dr. José Eduardo Padilha de Sousa, graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá, com mestrado e doutorado pela USP, e com experiência em gestão acadêmica e científica.

CONTEÚDO – A capacitação irá focar em cinco objetivos principais, incluindo ampliar a compreensão sobre o papel da IA na administração pública, apresentar aplicações práticas da IA, estimular o uso da IA como ferramenta de apoio à tomada de decisão e à inovação na gestão pública, oferecer conteúdos acessíveis, com linguagem prática e conectada à realidade das administrações locais, e fomentar a integração entre áreas e o fortalecimento das capacidades institucionais por meio do uso de tecnologias emergentes.

PROGRAMAÇÃO – Após a abertura nesta semana, serão disponibilizados dois webinários em outubro e novembro, voltados a oferecer uma introdução estruturada à Inteligência Artificial e suas aplicações na gestão pública, permitindo que os participantes compreendam o potencial da tecnologia como ferramenta de apoio à melhoria de serviços, à eficiência e à inovação.

A programação ainda se estende para 2026, com a oferta de dois cursos por mês, um deles ao vivo, promovido pela SEAP, e outro assíncrono, oferecido em colaboração com a Enap. Esses cursos buscam proporcionar uma formação continuada sobre temas prioritários da gestão pública, integrando o uso da Inteligência Artificial a contextos práticos e cotidianos da administração local.

 

GALERIA DE IMAGENS