Carreta da Inovação participa da Virada da Inovação de Cornélio Procópio na sexta

O evento acontece na sede da UTFPR no município e conta com 12h de programação voltada a inovação, com apresentação de projetos universitários, noite de jogos,entre outras atividades.
Publicação
04/09/2025 - 10:20

Confira o áudio desta notícia

Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura de Cornélio Procópio, em parceria com a Secretaria Estadual da Inovação e Inteligência Artificial, realiza a Virada da Inovação. O evento acontece a partir das 19h de sexta-feira, até às 7h de sábado, contando com 12 horas de programação voltada à inovação como workshops, apresentação de cosplay e trabalhos acadêmicos, demonstração de empresas, oficinas e noite de jogos.

A Virada da Inovação acontece no hall de entrada do campus de Cornélio Procópio da UTFPR (Av. Alberto Carazzai, 1640), onde já está estacionada a Carreta da Inovação, projeto itinerante da SEIA que está rodando o Estado com atividades de tecnologia, ciência e empreendedorismo.

Segundo o secretário da Inovação e IA, Alex Canziani, a ação é voltada para o público universitário e busca promover uma troca de experiências entre os jovens. “Era um sonho poder realizar um evento como esse, que pulsa inovação. Então com certeza será muito proveitoso ter todos esses alunos mostrando o que tem feito nas universidades, trocando ideias e aprendendo mais sobre novas tecnologias”, diz.

O evento é promovido pela Prefeitura de Cornélio Procópio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, em conjunto com o Governo do Estado, Sistema Regional de Inovação, sociedade civil, UTFPR, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e FACCREI.

Durante a noite serão apresentados projetos de inovação e tecnologia realizados pelos alunos das universidades participantes, além de apresentações de empresas do Sebrae e oficinas de inteligência artificial, montagem de impressora 3D e Vibe Code (linguagem de programação).

“Temos certeza que vai ser um grande evento, onde os alunos poderão ter uma imersão e entender os recursos atuais que estão sendo aplicados no mercado da tecnologia”, explica o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Fabiano Santos.

GALERIA DE IMAGENS